13 de janeiro de 2026
CidadeDestaques

Prefeito David Almeida transforma pequenos reparos em política pública com o Proesc

A Prefeitura de Manaus vem promovendo mudanças significativas na rede municipal de ensino ao reduzir a burocracia e devolver autonomia aos gestores escolares por meio do Programa Orçamento na Escola (Proesc). A iniciativa transforma pequenos reparos em uma política pública eficiente, com impacto direto na educação e na economia dos bairros.

Durante visita à escola municipal Maria Rufina de Almeida, no bairro Alvorada, nesta segunda-feira (12), o prefeito David Almeida acompanhou de perto a aplicação dos recursos do programa, criado em 2021. O Proesc permite a solução de demandas simples, antes travadas por processos burocráticos, nas unidades de ensino.

Com o novo modelo, os recursos são geridos pelos conselhos escolares, que definem prioridades conforme a realidade local. Assim, profissionais da própria comunidade executarão os serviços, o que fortalece a economia dos bairros e gera emprego.

Atualmente, o Proesc atende 501 escolas da rede municipal, beneficiando mais de 248 mil alunos. Em 2025, o investimento no programa chegou a R$ 16,1 milhões. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa garante agilidade, previsibilidade e melhores condições de ensino e aprendizagem.

Para o prefeito David Almeida, o programa integra um conjunto de ações que impulsionam a educação pública em Manaus com planejamento, responsabilidade e foco nas pessoas.

 

Leia mais

Polícia prende homem que esfaqueou avó após viatura da PRF capotar

Matheus Valadares

Eduardo Bolsonaro compara prisão do pai com a de Maduro e critica condições

Matheus Valadares

Agricultores franceses bloqueiam Paris com tratores contra acordo Mercosul

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!