O Palmeiras entrou no estádio Nilton Santos sabendo quem era seu novo perseguidor na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, o Verdão mostrou tranquilidade e venceu de virada, o Botafogo, na noite desta segunda-feira (3), por 3 a 1, chegando aos 63 pontos e ampliando a vantagem na liderança.
Os gols palmeirenses foram anotados por Gustavo Scarpa, Mayke e Dudu.Tiquinho Soares havia aberto o placar para o Fogão. A casa botafoguense recebeu mais de 16 mil pessoas e viram Zé Rafael ser expulso no segundo tempo.
Com o triunfo, o Alviverde vê o Internacional como vice-líder com 53. Sem contar que a equipe de Abel Ferreira segue invicto como visitante na competição com 17 jogos – dez vitórias e sete empates. Os números contam os dois últimos embates de 2021.
Só Brasileirão
As equipes de Botafogo e Palmeiras vão caminhando para o final da temporada e tendo o Brasileirão como única prioridade. Na próxima rodada, os cariocas vão até a Ressacada, para enfrentar o Avaí, em Florianópolis, nesta quinta-feira (6), às 19h. Já o Alviverde receberá no Allianz Parque, no mesmo dia e horário, o Coritiba, pela 30ª rodada.
Virada e liderança ampliada
O Verdão foi até ao Rio de Janeiro com os reforços suspensos ou convocados para a data Fifa, na última partida como visitante e começou pressionando os botafoguenses no campo de defesa. Posteriormente a equipe de Luís Castro melhorou e saiu na frente aos 19′, da etapa inicial com o um belo chute de Tiquinho Soares.
Ainda na etapa inicial, o Palmeiras não se abateu com o prejuízo no placar e em seguida teve um pênalti à seu favor, após consulta ao VAR (árbitro de vídeo). Aos 25′, Gustavo Scarpa cobrou e empatou o jogo. Com maior controle do confronto, dez minutos depois, Mayke completou a jogada de Piquerez, que deixou o marcador no chão e chutou cruzado para área e viu o lateral-direito anotar o 2 a 1 no resultado.
A partir daí o time de Abel Ferreira controlou o jogo. Os cariocas começaram a errar muito com a pressão adversa da própria torcida. Assim nasce o terceiro gol palmeirense, marcado por Dudu, aos 15′, da etapa final, após erro de Gabriel Pires, Danilo deu a assistência para o ídolo do clube anotar outro para os visitantes. Apesar da expulsão de Zé Rafael, pelo segundo amarelo, aos 23′, o Botafogo não conseguiu reagir e o Verdão chegou aos 63 pontos na primeira colocação e o Bota estaciona nos 37.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 1 x 3 Palmeiras
Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: segunda-feira (3), às 20h
Público e Renda: 16.345 / R$ 496,271,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschilia (PR)
Quarto árbitro: Felipe da Silva Goncalves Paludo (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Kanu, aos 8′ 1º/T, Tchê Tchê, aos 41′ 1º/T, Hugo, aos 17′ 2⁰/T e Del Piage, aos 43′ 2°/T (Botafogo); Gustavo Gómez, aos 47′ 1º/T, Zé Rafael, aos 12′ 2⁰/T e Gustavo Scarpa, aos 26′ 2°/T e Abel Ferreira, técnico, aos 31′ 2°/T (Palmeiras)
Cartão vermelho: Zé Rafael, aos 23′ 2°/T (Palmeiras)
Gols: Tiquinho Soares, aos 19′ 1º/T (Botafogo); Gustavo Scarpa, de pênalti, aos 25′ 1º/T, Mayke, aos 35′ 1º/T e Dudu, aos 15′ 2⁰/T (Palmeiras)
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Saravia (Rafael), Adryelson, Kanu (Matheus Nascimento) e Hugo; Tchê Tchê (Del Piage), Eduardo e Gabriel Pires (Victor Sá); Júnior Santos (Gustavo Sauer), Tiquinho Soares e Jeffinho. Técnico: Luís Castro.
PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Piquerez (Vanderlan); Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (expulso), Mayke (Kuscevic) e Gustavo Scarpa; Dudu (Gabriel Menino) e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira.
R7