O Retrô- PE, tomou um susto, mas fez valer a superioridade técnica e garantiu a vaga para a segunda fase para a Copa do Brasil após derrotar por 2×1 o Manauara EC, na tarde desta quarta-feira (21), na capital amazonense. Agora, a Fênix espera o vencedor do confronto entre Fluminense-PI e Fortaleza, e garantiu R$ 900 mil na conta.
O Retrô sofreu um susto ao levar um gol na segunda metade do primeiro tempo, mas logo conseguiu a reação e empatou o jogo antes de descer para os vestiários. Na segunda etapa, virou a partida e soube administrar bem o resultado que, segundo as regras, ainda cabia margem para sofrer o empate que garantiria a classificação, coisa que não aconteceu.
Agora, o Retrô volta as atenções para o Campeonato Pernambucano, onde ocupa a segunda colocação e vai encarar o Flamengo de Arcoverde em busca de garantir a classificação direta para as semifinais do estadual, onde é o atual vice-campeão.
O JOGO
A partida começou bastante movimentada na capital do Amazonas, mas sem grandes chances criadas pelas equipes. Após uma grande chance perdida por Giva dentro da grande área, o Manauara partiu para o ataque e, em uma falha da defesa do Retrô, o goleiro Paulo Ricardo acabou cometendo um pênalti em cima do atacante Michael Paulista. Na cobrança, Sacramento não desperdiçou. Placar aberto e Retrô em alerta.
Depois de sofrer o gol, o Retrô mudou um pouco a postura e começou a mostrar mais a superioridade técnica que possui. Dominou o meio campo e começou a utilizar com mais frequência os lados do campo, chegando sempre com perigo ao gol adversário. No fim do primeiro tempo, foi premiado com uma cabeçada certeira de Franklin Mascote após cruzamento na área. Jogo empatado e classificação pernambucana volta a ser encaminhada.
No segundo tempo, o Retrô voltou bastante atento para o gramado do estádio Carlos Zamith. Não deu muito espaço para o Manauara esboçar algum tipo de reação e mostrou eficiência no ataque, quando após bate-rebate na grande área, a bola sobrou limpa para Giva, o artilheiro da Fênix, finalizar sem chance de defesa. Virada pernambucana e alívio para o time de Roberto Fernandes.
Depois do segundo gol, foi só administrar. Enquanto o Robô fazia suas substituições visando o ataque, a Fênix reoxigenou todo os seus setores, visando mais vigor e trabalhar bem as chances criadas em contra-ataques. Como esperado, o Manauara lançou-se ao ataque. Entretanto, sem muitos perigos criados. Por outro lado, o Retrô desperdiçou muitas chances criadas nos contra-ataques, contando com boas atuações dos atletas vindos do banco de reservas. Sem reverter mais chances em gols, o jogo terminou 2×1.
FICHA DO JOGO
MANAUARA
Jonathan; Tibúrcio, Diego Clemente, Paulinho e Vini Ed (Rafinha); Jonathan Moc, Patrick e J. Palmares (Gama); Michael Paulista (Luis Fernando), Joãozinho e Sacramento (Neto). Técnico: Alan George
RETRÔ
Paulo Ricardo; Israel, Dankler, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Alencar, Moisés Ribeiro (Rômulo) e Radsley (Leonan); Giva(Gustavinho), Luisinho (Luis Fernando) e Franklin Mascote (Renato Henrique). Técnico: Roberto Fernandes
Gols: Sacramento (31’ 1T), Franklin Mascote (45’ 1T), Giva (16’ 2T)
Cartões amarelos: Vinícius e Paulinho (MRA), Moisés Ribeiro (RET)
Local: Carlos Zamith, em Manaus (AM)
Horário: 16h30
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Lucas Torquato Guerra e Daniel da Silva Andrade (DF)