O primeiro jogo do Vasco no retorno à Série A do Campeonato Brasileiro foi um sucesso. Visitando o Atlético Mineiro, que promete ser um dos favoritos ao título, o Cruzmaltino contou com início de jogo arrasador para vencer por 2 a 1 no Mineirão, conquistando três pontos importantes fora de casa.
Com o resultado, o Gigante da Colina soma seus primeiros três pontos e vai começar o Brasileirão na metade de cima da tabela. O Galo vai terminar a primeira rodada zerado.
Disputando apenas o Campeonato Brasileiro em 2023, o Vasco volta a campo no próximo dia 23, domingo, quando recebe o atual campeão Palmeiras. O Atlético volta a jogar já nesta terça-feira (18), quando visita o Athletico-PR pela Libertadores da América.
O Vasco teve um início de jogo dos sonhos de qualquer torcedor. Em pleno Mineirão, o Gigante da Colina abriu o placar logo aos quatro minutos, quando Gabriel Pec cobrou falta e Andrey Santos cabeceou para o gol na segunda trave – a bola provavelmente teria entrado mesmo sem o desvio do volante.
Logo em seguida, o Cruzmaltino ampliou a vantagem com Gabriel Pec. Lucas Piton finalizou cruzado e errou totalmente a pontaria, mas o chute acabou virando uma assistência para o camisa 11, que completou de primeira para fazer 2 a 0 nos primeiros movimentos de jogo.
Porém, antes do intervalo, o cenário melhorou para o lado do Atlético. Aos 49 minutos, o zagueiro Mauricio Lemos acertou um belo chute de primeira e diminuiu a diferença para 2 a 1 ainda no primeiro tempo, animando o Mineirão. Além disso, minutos antes, o técnico Mauricio Barbieri havia sido expulso por reclamação.
O segundo tempo manteve o cenário do final do primeiro tempo, com o Atlético buscando o ataque e o Vasco tentando se defender. O grande responsável por manter o 2 a 1 no placar foi o goleiro Léo Jardim, que teve ótima atuação no Mineirão e frustrou os atacantes do Galo em várias oportunidades claras de gol, incluindo uma grande defesa no último lance em cabeceio de Lemos.
FICHA TÉCNICA
Atlético-MG 1 x 2 Vasco
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: sábado (15), às 21h00
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP) e Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA)
Árbitro de vídeo: Daiane Muniz (VAR Fifa-SP)
Gols: Andrey, aos 4’/1T (Vasco); Gabriel Pec, aos 9’/1T (Vasco); Lemos, aos 49’/1T (Atlético)
ATLÉTICO-MG: Éverson; Saravia (Mariano), Lemos, Jemerson e Rubens (Patrick); Otávio, Hyoran (Pedrinho) e Zaracho; Paulinho, Hulk e Pavón. Técnico: Eduardo Coudet
VASCO: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor); Andrey (Barros), Rodrigo e Jair (Galarza); Alex Teixeira (Marlon Gomes), Gabriel Pec (Figueiredo) e Pedro Raul. Técnico: Mauricio Barbieri
R7Andrey Santos e Gabriel Pec marcam para o Gigante da Colina; Mauricio Lemos desconta para o Galo.