15 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Decisão da Aneel sobre concessão da Amazonas Energia é repercutida na Assembleia Legislativa

Foto: Danilo Mello

A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de recomendar ao Ministério de Minas e Energia a abertura de um processo de caducidade da concessão da distribuidora Amazonas Energia, foi repercutida durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas e Energia da Aleam, o deputado Sinésio Campos (PT) trouxe o tema ao debate na Casa Legislativa, explicando que a decisão foi tomada na última terça-feira (21), em Reunião Pública Ordinária da Diretoria, que decidiu pela caducidade, ou seja, uma forma de extinção de direitos e deveres em consequência do seu não exercício durante um determinado período de tempo.

“A Amazonas Energia foi autuada pela Aneel, por meio de Termo de Intimação nº4/2022, em setembro de 2022, devido ao descumprimento de cláusulas contratuais referentes à capacidade de gerir os recursos financeiros e de restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro da concessão”, destacou Sinésio, lembrando que o documento da Aneel destaca a persistente geração de caixa negativa e alto endividamento da empresa, com episódios de inadimplência setorial.

“Concessão tem responsabilidade, tem critérios a serem cumpridos”, disse o deputado, relembrando casos recorrentes de interrupção de energia tanto em Manaus quando em municípios do interior, e apoiando a decisão da Aneel.

Denúncia

O deputado Carlinhos Bessa (PV) denunciou um possível crime ambiental ocorrido no município de Uarini (distante 570 quilômetros de Manaus). Segundo relatos e fotos apresentadas pelo parlamentar, um empresário do município construiu uma barragem em um leito de um igarapé que corta a cidade, impedindo que as águas irriguem plantações e comunidades.

“A água represada já invadiu a estrada Copacá, lá em Uarini, prejudicando também a mobilidade da população da área”, apontou o parlamentar, denunciando aos órgãos de fiscalização ambiental que atuem no sentido de punir o infrator e reverter a construção da barragem.

Leia mais

Amazonas FC enfrenta CRB em busca de vitória na Série B

Matheus Valadares

Garimpeiros trocam tiros com a Polícia Federal e IBAMA durante operação em Humaitá

Matheus Valadares

Filha de ministro do STF leva cusparada e é xingada de ‘lixo comunista’

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!