25.3 C
Manaus
11 de julho de 2025
Amazonas

Defensoria Pública instaura procedimento para apurar falhas no serviço de telefonia e internet em Carauari

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) no Polo do Baixo Amazonas instaurou nesta quinta-feira (06/08) um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) tendo como objeto o serviço de telefonia e internet prestado pelas concessionárias no município de Carauari (Calha do Juruá). A medida foi motivada por apelos da população, que se queixa de falhas constantes no serviço de comunicação. O Padac viabilizará o encaminhamento das informações, solicitações e questionamentos sobre o problema, de forma centralizada.

A portaria de instauração do Padac determina a notificação das concessionárias dos serviços de telefonia e internet de Carauari, relatando as denúncias quanto à indisponibilidade e/ou a grande oscilação nos serviços de telefonia e de internet ofertados. De acordo com o documento, a partir de relatos da população, identifica-se que as falhas no serviço vêm ocasionando sérios problemas à coletividade. A portaria é assinada pela defensora pública Gabriela Gonçalves e pelo defensor público Gustavo Cardoso.

No Padac, a Defensoria ressaltará que as concessionárias solucionem os problemas no fornecimento de telefonia e internet, utilizando de sua equipe técnica com a máxima urgência e diligência. Caso não seja possível solucionar os problemas de imediato, as concessionárias devem apresentar, de maneira ampla, a toda a população de Carauari, os problemas atuais existentes e um cronograma de resolução da oferta do serviço de telefonia e internet, dando-se ampla divulgação e prioridade à resolução da questão.

As empresas serão notificadas, ainda, de que a ausência de resposta à notificação ocasionará a propositura de ação coletiva.

A Defensoria também comunicará à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas sobre a instauração do procedimento. O pleito da população por melhorias no serviço de comunicação em Carauari foi objeto de Moção de Apelo à DPE-AM (Requerimento nº 2.527/2020), assinada pelo deputado estadual Belarmino Lins.

Carauari está fora da área de atuação do Polo do Baixo Amazonas, que tem sede em Parintins, e atende ainda os municípios de Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos. Mas a atuação dos defensores do polo destinada a Carauari ocorre por meio de uma designação extraordinária.

Para a instauração do Padac, os defensores consideraram ainda o estado de calamidade pública, inclusive no estado do Amazonas, por conta da pandemia da Covid-19. Para os defensores, em contexto de pandemia e de imposição de isolamento social, o acesso à telefonia e à internet assumem papel ainda mais crucial não só na preservação da renda das pessoas, mas também na própria saúde mental da população.

Leia mais

Manacapuru celebra 93 anos com programação cultural, capacitação e fomento ao comércio local

Matheus Valadares

Maués recebe oficinas indígenas com foco em moda, arte e bioinstrumentos

Marcelo Maciel

Romaria das Águas 2025 parte de Manaus rumo a Parintins em homenagem à Nossa Senhora do Carmo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!