25.3 C
Manaus
26 de novembro de 2024
AmazonasPolítica

Definidos deputados da comissão do impeachment de Wilson e Carlos Almeida

Os blocos partidários da ALE-AM já definiram (até 10h25) 16 dos 17 deputados da comissão especial do processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice, Carlos Almeida (PTB). Portanto, ainda há impasse sobre o 17º membro do colegiado.

Os nomes foram apresentados antes da sessão plenária de hoje (9) e precisam ser aprovados pelo plenário. Conforme a procuradoria jurídica da Assembleia Legislativa (ALE-AM), o número de 17 membros é com base na proporcionalidade da representação partidária na casa.

Essa previsão inicial faz parte da adaptação buscada pela assembleia com base no modelo de impeachment de 2016. Trata-se, portanto, da cassação da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT).

Assim sendo, pelo parecer jurídico, a proporcionalidade aponta comissão com 17 deputados. Porém, a chapa única apresentada inicialmente para votação em plenário só trouxe 16 nomes.

Dessa maneira, entende a procuradoria que, como o partido Progressistas abriu mão de indicar um segundo membro, não cabe a outra legenda ou bloco inserir o 17º nome.

O deputado Belarmino Lins (Progressistas) havia feito a indicação do colega Cabo Maciel (PL) para integrar o grupo.

Leia mais

Moraes retira sigilo de inquérito de tentativa de golpe

Central de Jornalismo

Amazônia tem 90% dos incêndios florestais do Brasil em 2024

Marcilon Souza

CPI das Bets no Senado analisa convocação de Gusttavo Lima

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais