O delegado Ericson de Souza Tavares, suspeito de extorsão, se entregou à polícia, na segunda-feira (22), em Manaus. A Justiça do Amazonas decretou a prisão do delegado a pedido do Ministério Público na última semana, após ele publicar nas redes sociais um vídeo com gesto obscenos e palavrões.
Ericson Tavares se entregou no fim da noite, na Delegacia Geral de Polícia Civil (DG), localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.
O delegado está na carceragem da Polícia Civil, segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Extorsão
O delegado e outros Policiais Civis e Militares foram presos em março deste ano por suspeita de envolvimento em crimes de extorsão mediante a sequestro, no bairro Correnteza, no município de Manacapuru, interior do Amazonas.
Foram presos na operação o delegado Ericson de Souza Tavares, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), os investigadores Eliezio Alencar de Castro, Anderson de Almeida Maia e Alessandro Edwards da Cruz, o sargento da PM, Alexandro Conceição dos Santos, os cabos Jozimo Diniz da Silva, Eldon Nascimento de Souza, Ueslei Rodrigues da Silva, Kemer Cruz Pimentel, Edvaldo Ewerton Pinto de Souza e o ex-policial militar Germano da Luz Júnior.
Segundo a investigação, os suspeitos apreendiam drogas de traficantes e revendiam para outros grupos criminosos, técnica popularmente conhecida como “arrocho”.
“Diversas denúncias estavam chegando por vários meios, tanto na Polícia Civil quanto na Militar, de que havia servidores da área de segurança envolvidos em casos de extorsão. Então, já havia essa comunicação para tentarmos identificar quem eram esses servidores e ontem teve essa ocorrência em flagrante”, destacou o Coronel Klinger Paiva, comandante geral da Polícia Militar.
No início de junho, a Justiça mandou soltar o delegado e policiais civis que ainda estavam presos. Após conseguir liberdade, Ericson gravou um vídeo fazendo gestos obscenos e ironizando sua prisão.