A vereadora de Manacapuru, Lindynês Leite apresentou um requerimento na última segunda-feira (29) à respeito da máquina de ultrassom do HPS Lázaro Reis. Apesar da demanda acontecer todos os dias, o equipamento só funciona duas vezes na semana.
Lindynês relatou as dificuldades que a população passa. Além disso, a vereadora contou uma experiência quando precisou buscar o hospital. Na ocasião, Lindynês sofreu fortes dores no abdômen e foi à unidade. Ao questionar sobre o exame de ultrassom, o funcionário lhe respondeu que ele só acontece duas vezes na semana.
Em maio de 2022, o Hospital e Pronto-Socorro Lázaro Reis recebeu reforma como: salas de reanimação e politraumas com Raio X digital, além de eletrocardiograma, necrotério e outros. O Hospital atende moradores de Manacapuru e demais municípios que compõem a região do Rio Negro e Solimões.
Em resposta ao requerimento apresentado na Câmara Municipal de Manacapuru, a prefeitura do município disse que o aparelho de Tomografia Computadorizada está em manutenção. A solicitação de reparo segue em providência e aguarda a reposição de uma peça oriunda de outro Estado. Em caso de necessidade, os pacientes serão encaminhados para a realização do exame em Manaus.
Lindynês relata que a frustração dos pacientes se estende para a máquina de tomografia e Raio-X. “Algumas pessoas da população, que já precisaram usar a máquina de tomografia e Raio-X, me comunicaram que essas outras duas maquinas também quebraram. Inclusive, a de tomografia já estaria há algum tempo aguardando conserto”, relatou a vereadora.
Em nota
Sobre o aparelho de Raio-X, a prefeitura de Manacapuru informou que ele está em pleno funcionamento. No caso da ultrassonografia, os exames acontecem de segunda a sexta-feira, mas em horários e lugares diferentes.
Durante a manhã, a Policlínica Erneida Marques oferece o exame e à tarde é a vez do Hospital Geral de Manacapuru, que atende ultrassons de urgência e emergência.