2 de janeiro de 2026
DestaquesPolítica

Deputado bolsonarista propõe dividir o Brasil em Norte e Sul

A declaração foi feita durante o podcast Redcast, transmitido na última quinta-feira (18/9).

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP) gerou polêmica ao defender a divisão do Brasil em dois países distintos, o “Brasil do Norte” e o “Brasil do Sul”. A declaração foi feita durante o podcast Redcast, transmitido na última quinta-feira (18/9), em discussão sobre a proporcionalidade do número de senadores em relação à população dos estados.

“Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, afirmou Bilynskyj, surpreendendo o apresentador Junior Masters. Quando questionado sobre separatismo, o deputado alegou que países menores tendem a ser mais democráticos e criticou a grande extensão territorial do Brasil.

Bilynskyj também declarou que a divisão refletiria a preferência política das regiões: “Eles [Norte] votam no Lula, nós [Sul] votamos no Bolsonaro, pronto, acabou”. A afirmação apresenta erro factual: nas eleições de 2022, Bolsonaro obteve 51,03% dos votos no Norte, contra 48,97% de Lula.

O episódio gerou repercussão nas redes sociais e debates sobre regionalismo, política e limites constitucionais do país.

Leia mais

Santos acerta contratação de Gabigol por empréstimo até 2026

Matheus Valadares

Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão após cassação de mandato

Matheus Valadares

PM assedia esposa de colega e o mata a tiros durante Revéillon em praia de São Luís

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!