27.3 C
Manaus
17 de setembro de 2025
Política

Deputado propõe nova reunião com Defesa Civil e Seas para explicar abandono de 500 mil ribeirinhos isolados na cheia no interior do AM

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) voltou a usar a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para denunciar o descaso do Governo do Amazonas no socorro às comunidades ribeirinhas atingidas pela histórica enchente que atinge o Amazonas desde o início de 2021. Em Sessão Ordinária desta quinta-feira, 8, o parlamentar afirmou que irá convidar o secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Estado do Amazonas, Cel. QOBM Francisco Ferreira Máximo Filho, e a secretária de Estado de Assistência Social (Seas), Alessandra Campelo, para cobrar mais celeridade do Executivo no plano emergencial para socorrer mais de 500 mil ribeirinhos isolados em meio à cheia dos rios no Estado.

O pedido do parlamentar se baseia em reportagem do jornal O Globo, veiculada no último domingo, 4, onde revelou que mais de meio milhão de ribeirinhos isolados pela cheia dos rios Negro e Solimões sofrem com a fome e a destruição de suas lavouras, únicas formas de sustento dessas famílias. Para Barreto, a lentidão das ações do Governo durante a enchente está maltratando milhares de amazonenses.

“Esta manchete do jornal O Globo é estarrecedora, ao revelar meio milhão de irmãos do interior que estão passando fome. O socorro do Governo para o interior é insuficiente, por isso, vou propor a vinda novamente da Defesa Civil, da assistência social e dos órgãos de socorro humanitário deste Governo para saber quais são as medidas que estão feitas pelo Executivo”, explicou Barreto.

É a segunda vez que Wilker pede a presença da Defesa Civil para cobrar explicações sobre o plano emergencial para socorrer os municípios do interior do Estado. Em reunião com secretário do órgão, realizada no dia 15 de junho no Mini Plenário Cônego Azevedo da Aleam, o parlamentar constatou a ausência de ações do Governo para prestar ajuda humanitária nas cidades atingidas pela cheia.

“Eu vi naquela audiência o esforço do secretário, mas sem estrutura e apoio, a Defesa Civil não trabalha, por isso, quero propor aqui a ação social, Defesa Civil, órgãos de apoio humanitário para encontrarmos juntos uma saída para socorrer a fome”, finalizou Barreto.

Leia mais

Parlamentares aprovam urgência para proposta de anistia aos réus de 8 de janeiro

Matheus Valadares

Eduardo Braga conquista aprovação do PLP 108/24 e regulamenta impostos sobre consumo

Matheus Valadares

Bolsonaro é diagnosticado com carcinoma de células escamosas após internação em Brasília

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!