Na manhã desta sexta-feira (14), os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), escolheram através de votação, Alessandra Campêlo (MDB) como presidente e o Doutor Gomes (PSC) como relator da Comissão Especial que analisará a admissibilidade do impeachment do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB).
A votação foi dirigida pelo deputado Berlamino Lins (Progressistas), por ser o parlamentar o mais experiente. Foi aberto o prazo de 5 minutos para inscrições de deputados aos cargos de presidente e relator. Alessandra foi eleita para a presidência com 9 votos, contra 7 votos do deputado Felipe Souza (Patriotas), para a relatoria, eleito com 10 votos, Doutor Gomes, ocupará o cargo. A base do governo, no qual se encontrava perdida, parece ter encontrado seu caminho, fortalecendo o seu elo, ocupando maior parte da comissão de impeachment.
De acordo com a ALE, a partir desta terça-feira, 14, Lima e Almeida Filho terão 10 dias para apresentar defesa prévia e após o prazo a comissão terá mais 10 dias para elaborar o parecer de admissibilidade da denúncia.
Composição
Antes da votação para presidente e relator, a Casa Legislativa também votou novamente na homologação da composição da Comissão Especial que será responsável por dar início aos trabalhos do processo de impeachment de Wilson Lima e Carlos Almeida.
A composição permanece à mesma da que foi anulada na semana passada por conta da quebra de quórum mínimo. Os membros foram divididos nos sete blocos partidários:
Bloco PRTB/PSL/Patriota/PSDB/Republicanos
- Fausto Junior
- Delegado Péricles Nascimento
- Felipe Souza
- Therezinha Ruiz
- João Luiz
Bloco MDB/PTB/PSC/DEM
- Alessandra Campêlo
- Dr. Gomes
- Saullo Vianna
Bloco Progressistas
- Belarmino Lins
- Cabo Maciel
Bloco Podemos
- Dermilson Chagas
- Wilker Barreto
Bloco PV/PSD
- Roberto Cidade
- Carlinhos Bessa
Bloco PSB, PT, PDT
- Adjunto Afonso
- Sinésio Campos
Bloco PL
- Joana Darc