33.3 C
Manaus
23 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Desembargador que humilhou guarda pede desculpas

O desembargador Eduardo Siqueira, flagrado sem máscara no último fim de semana humilhando um guarda municipal em Santos (SP), resolveu pedir desculpas através de uma nota pública. No texto, o magistrado afirmou que se exaltou “desmedidamente”.

Siqueira também destacou em sua fala que foi movido por uma “profunda indignação com a série de confusões normativas que têm surgido durante a pandemia”, porém destacou que “nada justifica os excessos ocorridos”.

– Nada disso, porém, justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo. O guarda municipal Cícero Hilário só estava cumprindo ordens e, na abordagem, atuou de maneira irrepreensível – escreveu.

O acontecimento motivou a instauração de um procedimento aberto pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, para apurar a conduta do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A também desembargadora do TJ-SP, Maria Lúcia Pizzotti, afirmou que Siqueira pode ser processado por abuso de autoridade, tráfico de influência, injúria e desacato.

Confira a nota emitida pelo desembargador Eduardo Siqueira, na íntegra:

“Nos últimos dias, vídeos de incidentes ocorridos entre mim e guardas municipais de Santos têm motivado intenso debate na mídia e nas redes sociais, com repercussão nacional.

Realmente, no último sábado (18/07) me exaltei, desmedidamente, com o guarda municipal Cícero Hilário, razão pela qual venho a público lhe pedir desculpas.

Minha atitude teve como pano de fundo uma profunda indignação com a série de confusões normativas que têm surgido durante a pandemia – como a edição de decretos municipais que contrariam a legislação federal – e às inúmeras abordagens ilegais e agressivas que recebi antes, que sem dúvida exaltam os ânimos.

Nada disso, porém, justifica os excessos ocorridos, dos quais me arrependo. O guarda municipal Cícero Hilário só estava cumprindo ordens e, na abordagem, atuou de maneira irrepreensível.

Estendo as desculpas a sua família e a todas as pessoas que se sentiram ofendidas.

Atenciosamente,

Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira.”

Leia mais

Criminosos invadem residência e executam jovem com 16 tiros em Imperatriz, no Maranhão

Matheus Valadares

Jovem resiste à prisão, mata policial e faz transmissão ao vivo de reféns no Amapá

Matheus Valadares

Jovem de 21 anos morre em grave acidente de moto na Av. das Torres

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!