7 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Desfile do Dia da Independência reúne 45 mil pessoas em Brasília com foco na soberania nacional

O público saudou o presidente com gritos de “sem anistia” e “soberania não se negocia”. Lula cumprimentou pessoas nas arquibancadas antes de deixar o local.

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu neste domingo (7) o desfile cívico-militar do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A estimativa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) aponta presença de 45 mil pessoas.

Lula e a primeira-dama Janja da Silva chegaram em carro aberto e passaram em revista as tropas antes de subir à tribuna das autoridades, recebidos pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.

O evento deste ano destacou a soberania do país, em meio à crise bilateral entre Brasil e Estados Unidos e à tentativa de aprovação de projeto de anistia para ex-presidentes e participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023. Outras alas do desfile abordaram temas como Brasil dos Brasileiros, Brasil do Futuro e a COP30, que acontecerá em Belém, em novembro.

A segurança teve reforço na Esplanada e na Praça dos Três Poderes. O desfile, com duração de cerca de 2 horas, contou com apresentações militares, aéreas, de estudantes e forças de segurança do Distrito Federal. Por fim, houve o encerramento com a tradicional exibição da Esquadrilha da Fumaça.

O público saudou o presidente com gritos de “sem anistia” e “soberania não se negocia”. Lula cumprimentou pessoas nas arquibancadas antes de deixar o local.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da Câmara Hugo Motta e a maioria dos ministros do governo federal. Ausências importantes incluíram o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e os ministros Carlos Fávaro, Fernando Haddad e Luiz Marinho.

No sábado (6), véspera do desfile, Lula destacou a importância da soberania nacional e da união dos brasileiros na defesa da democracia, do meio ambiente e das instituições do país.

 

 

Leia mais

Flávio Bolsonaro ataca Moraes e exige anistia imediata para o pai em Copacabana

Matheus Valadares

Sine Manaus oferta 210 vagas de emprego nesta segunda–feira, 8/9

Marcelo Maciel

‘Frankzinho’ é esfaqueado até a morte após richa com desafeto em Coari

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!