30.3 C
Manaus
27 de janeiro de 2026
Amazonas

Detran-AM comemora 48 anos e encerra Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) foi encerrada nesta sexta-feira (25/09), pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que também comemorou 48 anos com a entrega dos donativos arrecadados na campanha solidária “O amor ao próximo não se aposenta” e a doação de sangue para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

A comemoração do aniversário do Detran-AM ainda teve a inauguração de um mural em homenagem aos ex-diretores do órgão.

Na manhã desta sexta, um comboio do órgão levou os donativos (1,5 tonelada) até a Casa do Idoso São Vicente de Paulo. Segundo o presidente do abrigo, as doações irão suprir a necessidade de alimentação dos idosos durante seis meses. “O dinheiro que iríamos gastar com esses alimentos e materiais nós vamos poder usar para outros fins, graças a essa maravilhosa ajuda do Detran Amazonas”, comemorou João Romão.

O diretor-presidente do Detran foi pessoalmente entregar o material arrecadado. Ele, que nunca tinha ido ao abrigo, ficou impressionado com o trabalho feito no local. “Estou muito feliz em poder contribuir com uma instituição tão séria quanto esta. E que bom que nossas doações vão poder supri-los por alguns meses”, comemorou.

Doação de sangue – A sexta-feira também foi dia dos funcionários do Detran-AM e parceiros ajudarem a repor o estoque de sangue do Hemoam. O ônibus de coleta externa (“Vampirão”) permaneceu no estacionamento do órgão durante todo o dia.

A coleta ajudou a repor o estoque, principalmente dos tipos AB positivo e AB negativo que estavam críticos.

Ex-diretores-presidentes – As comemorações do aniversário do Detran e a SNT encerraram com a inauguração do mural de ex-diretores-presidentes do órgão. O painel foi montado no saguão principal, onde transitam, em média, de quatro a cinco mil pessoas fora do período de pandemia.

Para os servidores mais antigos, a homenagem foi uma viagem ao passado. “Eu entrei em 1972, com 18 anos. Posso dizer que eu conheço bem esses 48 anos do Detran. Muita coisa mudou: saímos da fase do papel para a era da tecnologia. É muito gratificante. Isso aqui é minha vida”, relembrou Gleice Barros, coordenadora da Comissão de Leilão do Detran-AM e, atualmente, servidora mais antiga do órgão.

“Inaugurar essa galeria de ex-diretores é uma singela forma de homenagear todos aqueles que me antecederam e tiveram papel importantíssimo na construção do Detran Amazonas”, disse Rodrigo de Sá Barbosa, diretor-presidente.

Desde sua criação, em setembro de 1972, o órgão já teve 18 diretores-presidentes e três sedes. A primeira foi na esquina das ruas José Paranaguá com Floriano Peixoto, no Centro de Manaus. Em 1979, o Detran se mudou para a antiga avenida Recife, hoje Mário Ypiranga Monteiro, onde permaneceu por 39 anos. Em 2018, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas foi realocado para a nova sede, mais moderna, onde funcionam suas dependências atuais.

Fotos: Divulgação/Detran-AM

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!