27 de janeiro de 2026
Amazonas

Detran-AM firma termo de cooperação com PGE para facilitar pagamento da dívida ativa de IPVA

A partir da próxima segunda-feira (14/09), as pessoas inscritas na dívida ativa do Estado por débitos não pagos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderão quitá-los de forma simplificada diretamente na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). O órgão de trânsito e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) firmaram uma parceria técnica para instalar um posto de atendimento na sede do Detran-AM e ainda ampliar as formas para a quitação da pendência financeira.

Atualmente, o pagamento da dívida ativa relativo ao IPVA é feito somente na sede da PGE, nas modalidades à vista ou parcelado em boleto em até dez vezes, corrigidos mensalmente pela taxa Selic. Com a cooperação técnica, o débito também poderá ser pago no cartão de débito ou crédito junto aos parceiros credenciados do Detran-AM.

“A assinatura desse termo de cooperação técnica vai promover muitos benefícios aos usuários. O primeiro deles é a agilidade no atendimento, uma vez que a pessoa não vai precisar ir mais à sede da PGE para depois vir ao Detran. Agora ele terá o atendimento da Procuradoria aqui mesmo na sede do órgão. Além disso, o pagamento da dívida ativa também poderá ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito”, explicou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.

A vantagem do pagamento da dívida ativa no cartão de crédito é que o veículo já vai poder ser legalizado na hora. Já no parcelamento via boleto, o usuário só poderá fazer o licenciamento após o pagamento da última parcela.

Agendamento – O atendimento da PGE na sede do Detran-AM já pode ser agendado pelo portal de serviços digital.detran.am.gov.br. Basta o usuário escolher a opção “Agendamento” e preencher os dados solicitados.

Em seguida o usuário deve escolher a opção “Veículos” e, na lista de serviços, procurar por “PGE – Dívida Ativa IPVA”. Após isso, será aberto o calendário com os dias e hora disponíveis para atendimento.

Dívida Ativa – Apesar do IPVA ser um tributo estadual de competência da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), o Detran-AM se torna um facilitador para o pagamento desse imposto. Quando ele não é quitado, o nome do proprietário é inscrito na dívida ativa estadual e vai para protesto. A partir desse ponto, somente a PGE pode resolver essa pendência.

Caso o débito não seja sanado, o veículo poderá ser levado a leilão para que a dívida com o Estado seja quitada.

Leia mais

Vídeo mostra os últimos momentos de jovem que morreu em flutuante no AM

Matheus Valadares

Acidente em Itacoatiara mata filho de vereadora após colisão com palmeira

Matheus Valadares

Ataque de onça assusta moradores do Cacau-Pereira, em Iranduba

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!