Manaus – O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta terça-feira (14) e o Amazonas está com uma queda de 30% no estoque, motivo de preocupação já que a distribuição atende 39 unidades hospitalares da capital e 45 cidades do interior.
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está com uma média mensal de 4.300 doadores sendo, em média, 3.200 doadores de repetição (fidelizados) e o restante que vem pela primeira vez. Um total de 560 mil pessoas estão cadastradas no banco de doadores. O ideal é que aconteça entre 160 a 250 doações diárias para equilíbrio diário do estoque.
Para homenagear os doadores e convocar novos voluntários, o hemocentro realizou nesta terça-feira (14) uma programação especial com bolo, brindes e parabéns aos doadores.
Como se tornar um doador?
Para se tornar um doador basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial como foto (RG, CNH passaporte ou carteira de trabalho). Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal.
O ponto de coleta é a sede do Hemoam, localizada na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, de segunda a sábado das 7h às 18h.
Destino do sangue
As doações atendem demandas transfusionais de pacientes de 39 unidades de saúde da capital, além das 54 cidades do interior. O sangue doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade e segurança até chegar aos pacientes que estão nos hospitais.
De janeiro a maio de 2022 foram realizados 24.455 doações de sangue, ano passado nesse mesmo período, o Hemoam contabilizou 22.704 doações, o que representa um aumento de doações em 7%.