30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesPolítica

Dino instaura inquérito sobre genocídio dos índios Yanomamis

Solenidade de transmissão de cargo a Flávio Dino como ministro da Justiça e Segurança Pública

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou mais uma abertura de inquérito policial. Desta vez é para investigar o crime de genocídio e crimes ambientais nas terras dos índios Yanomamis. O ministro acompanhou Lula, neste sábado (21), durante visita a Roraima, para fazer um levantamento in loco da crise sanitária na reserva indígena.

A pasta divulgou um comunicado onde coloca a Polícia Federal como responsável pelas diligências, a partir desta segunda-feira (23).

 

– O presidente Lula determinou que as leis sejam cumpridas em todo o país. E vamos fazer isso em relação aos sofrimentos criminosos impostos aos Yanomamis. Há fortes indícios de crime de genocídio, que será apurado pela PF – disse Dino.

De acordo com o Ministério dos Povos Indígenas, aproximadamente 570 crianças Yanomamis morreram em consequência de desnutrição
e fome.

O Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (20), declarou emergência de saúde pública para buscar solucionar a falta de assistência sanitária dessas população indígena. Ao menos oito crianças teriam sido resgatadas por técnicos ligados ao Ministério da Saúde.

Leia mais

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!