28.3 C
Manaus
24 de julho de 2025
AmazonasDestaques

Doença da urina preta: Amazonas registra 22 casos, diz FVS

Um novo boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (25), atualiza o cenário da doença da Urina Preta, a rabdomiólise por doença de Haff no Amazonas. O boletim destaca que foram notificados 22 casos da síndrome de 1º de janeiro de 2022 até 20 de julho, sendo 19 atendendo à definição de compatibilidade com a doença e 3 casos foram descartados.

Dos 19 casos compatíveis com doença, 16 são de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus), 1 em Itapiranga (a 227 quilômetros a leste de Manaus), 1 em Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus) e 1 em Tabatinga (a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus).

A investigação acerca dos casos é extremamente criteriosa. Os sinais e sintomas mais frequentes, entre os casos compatíveis, são: mialgia (dor muscular), mal-estar, náuseas, dor abdominal e dormência. Quanto às espécies de peixes consumidas pelos casos compatíveis com a doença de Haff estão pacú, tambaqui, curimatã e pirapitinga. Todos os peixes consumidos eram de vida livre.

Entre os casos compatíveis, quatro apresentavam pelo menos um fator de risco, como diabetes mellitus e hipertensão entre as comorbidades.

 

Leia mais

VÍDEO: Home morre e outro fica ferido em estacionamento de flutuante no Tarumã

Matheus Valadares

Homem é preso por cultivar ‘supermaconha’ em estufas na zona norte de Manaus

Matheus Valadares

Chamadas por voz e vídeo superam envio de mensagens no uso da internet pelo celular no Brasil

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!