Neste domingo (4), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a transferência de Roberto Jefferson do presídio de Bangu 8 para um hospital devido ao seu estado de saúde.
O ex-deputado federal será internado no hospital Samaritano, localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, após a defesa do político apresentar um pedido dizendo que a penitenciária não oferece condições adequadas para tratá-lo.
Moraes chegou a pedir, na sexta-feira (2), informações sobre o estado de saúde do ex-presidente do PTB. Os dados foram enviados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) neste sábado (3).
De acordo com a assessoria de imprensa de Roberto Jefferson, o político desmaiou no presídio e pode estar com traumatismo craniano. Em nota, eles afirmaram que o ex-parlamentar estava desorientado e muito mal.
– Ele desmaiou, pode estar com traumatismo craniano, está extremamente desorientado e muito, muito mal. Esse é o estado atual de saúde dele. E o laudo da SEAP é claro no sentido de que a perda de peso pode sim ser decorrente de um retorno do câncer. Enfim, este é o cenário – diz a nota.
Em uma nova nota, divulgada antes da autorização de transferência, a assessoria do ex-parlamentar mostra que as condições físicas e psicológicas do preso exigem cuidados.
– Paciente com quadro de confusão mental, escala de coma de Glasgow 14, relatando ouvir vozes com mensagens inconsistentes com a realidade (alucinação auditiva), estado geral ruim, acianótico, eupneico, anictérico, hipocorado, desidratado, recusa alimentar – diz o comunicado.