23 de abril de 2025
CidadeDestaques

Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, é um dos cardeais nomeados pelo Papa Francisco

Manaus (AM) – Dois brasileiros passam a integram o grupo de 21 novos cardeais da Igreja Católica, escolhidos pelo Papa Francisco. Dentre eles, está Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo Metropolitano de Manaus, e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo Metropolitano de Brasília.

A cerimônia de nomeação, conhecida como consistório, deve acontecer no próximo dia 27 de agosto.

Cardeal da “Amazônia

Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 71 anos de idade, pertence à congregação Ordem dos Frades Menores e nasceu em Forquilhinha (SC). Ele estudou filosofia e teologia nos Franciscanos de Petrópolis e é formado em filosofia e pedagogia na Faculdade Salesiana de Lorena. O religioso foi ordenado sacerdote em 1978.

Em 2019, foi nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Cardeal de “Brasília

Já o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, de 54 anos de idade, foi ordenado sacerdote em 1992, na Diocese de Valença, no Rio de Janeiro, de onde é natural.

Ele foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica. Também foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC).

O religioso é graduado em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (2001).

Foi nomeado Arcebispo de Brasília, pelo Papa Francisco, em 2020, tendo tomado posse na Solenidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro.

O Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa. Foto: Pastoral da Comunicação – Arquidiocese de Brasília

 

CNN Brasil

Leia mais

Minha Casa, Minha Vida ganha Faixa 4 e reforça cenário favorável para quem quer sair do aluguel

Marcelo Maciel

Manaus: Sine oferece 546 vagas de emprego nesta quinta-feira (24)

Marcilon Souza

Homem finge ser cliente e furta celular em drogaria no bairro Viver Melhor; crime foi registrado por câmeras de segurança

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!