28.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Dom Sergio escreve carta pedindo que o Governador revogue a decisão sobre escola Tiradentes, no bairro Petrópolis

Dom Sérgio Eduardo Castriani Foto: Perezes Júnior

Na tarde desta segunda-feira (13/1), o arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, publicou uma carta aberta, como um apelo ao ao atual governador do Amazonas, Wilson Lima para que revogue a decisão sobre a retirada da Escola Estadual Tiradentes do bairro Petrópolis. Confira:

Vossa Excelência,

Sei que a agenda de um governador é pesada e o número de decisões a serem tomadas ultrapassa o limite do razoável, e é humano que algumas sejam equivocadas. Queria então colocar diante do senhor, uma decisão tomada pelo seu governo e pedir que ela seja revogada. Faço isto em carta aberta, porque o intuito é o de ajudar a colocar as pessoas a par do que estamos pensando.

Trata-se do futuro da escola Tiradentes, do bairro de Petrópolis, que deverá ser desocupada para que uma outra unidade de ensino se estabeleça aí onde está há décadas. Esta decisão foi simplesmente comunicada aos professores e pais de alunos. Como conseqüência, eles serão alocados em escolas dos bairros vizinhos. Como se trata da vida de mais de mil estudantes, pode imaginar o transtorno. Mas o que talvez seja mais importante é a função social que esta escola exerce no bairro.

Tradicional, ela carrega em si a história do bairro. Seus pátios assistiram até a ordenação sacerdotal de um de nossos padres. Vereadores e profissionais de toda ordem são ex-alunos. Num país onde a memória histórica é tão fraca, vale a pena conservar o que se tem.

No futuro, uma escola cívico-militar poderá formar bons cidadãos, mas que não terão ligação com o bairro. Petrópolis deve muito de sua coesão comunitária que está sendo posta à prova, à Escola Tiradentes. Marque uma conversa com o povo. Não tenha receio de se expor. São todos gente boa, que participa de uma comunidade, respeitadores das autoridades. Escute os argumentos das mães de família que são as grandes responsáveis pela educação das nossas crianças. Pergunte à juventude o que ela pensa desta história.

Decisões desta natureza não podem ser puramente técnicas. Tenho certeza que as autoridades da SEDUC, que chegaram a uma tal decisão são pessoas sérias e competentes. Mas existem situações humanas, antropológicas e culturais que, me parece, não foram levadas em conta.

Aproveito para expressar toda a estima e consideração que tenho pelo senhor e seu governo.

Dom Sergio Eduardo Castriani

Leia mais

Mulher de 36 anos é morta a tiros em Manaus; marido é principal suspeito

Marcilon Souza

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Rússia ataca Ucrânia com míssil intercontinental criado para guerra nuclear

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais