A Polícia Civil prendeu em flagrante, nessa quarta-feira 25, dois homens suspeitos de receptação qualificada de 224 celulares em Manaus. A prisão de Alessandre de Oliveira Bezerra, 32 anos, e Edivan da Costa Carvalho, 38 anos, aconteceu em uma assistência técnica localizada na travessa Mamona, bairro Jorge Teixeira, zona leste da cidade.
O Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc) é responsável pela condução da ação. Na ocasião, a investigação ocorreu após o recebimento de diversas denúncias envolvendo a compra e venda de aparelhos com restrições por roubo e furto.
Posteriormente, os investigadores realizaram o cruzamento de informações de boletins de ocorrência e localizaram o estabelecimento, onde houve a confirmação das atividades ilícitas.
Assistência técnica funcionava como ponto de desmanche
Durante a operação, os agentes apreenderam 224 celulares, sendo 182 iPhones de diferentes modelos. Além disso, foram encontrados 267 carcaças de celulares, 137 placas-mãe, além de câmeras, telas e cabos flat.
Segundo o delegado Bruno Hitotuzi, diretor do Nirc, as peças não têm origem em fornecedores oficiais, mas sim em aparelhos desmontados, configurando prática de desmanche.
“Foi constatado que 31 aparelhos tinham restrição por roubo ou furto. Desses, 27 eram iPhones”, informou o delegado.
Após o recolhimento de todo material, os policiais o encaminharam à sede do Nirc, onde realizarão a identificação dos verdadeiros proprietários e a posterior devolução dos celulares.
Procedimentos legais e prisão dos envolvidos
Depois dos procedimentos, as autoridades autuaram Alessandre e Edivan por receptação qualificada e os apresentou em audiência de custódia. Ambos permanecem à disposição da Justiça.
Por fim, a PC-AM reforça que a população pode continuar denunciando irregularidades de forma anônima, contribuindo para o combate ao crime de receptação e ao comércio ilegal de celulares.
