26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Doria pode sofrer impeachment por ‘cheque em branco’ à China

Um grupo de deputados estaduais de São Paulo irá protocolar um novo pedido de impeachment na Assembleia Legislativa (Alesp) contra o governador João Doria por um contrato assinado entre o governo do estado e a empresa chinesa Sinovac. O documento trata de questões da vacina da Covid-19 e, de acordo com informações da CNN Brasil, não estipula um valor para a aquisição de doses da CoronaVac.

Segundo o veículo, o documento apenas menciona um possível preço a ser pago pela imunização. O trecho do contrato aponta que “ambas as partes têm o objetivo de discutir e definir um preço de mercado razoável para o fornecimento da vacina importada assim que possível e celebrar um acordo para o registro do produto, uso de emergência e fornecimento da vacina importada no Brasil (“Acordo de Registro e Comercialização do Produto”)”.

Além disso, continuou a CNN, o contrato também estipula que o Instituto Butatan será responsável por custear a fase 3 de testes da vacina e que a Sinovac irá manter os “direitos de propriedade intelectual” da imunização.

Por causa da revelação, os deputados Valéria Bolsonaro, Gil Diniz, Douglas Garcia, Castelo Branco, Danilo Ballas, Frederico D’Avilla e Major Mecca decidiram entrar com mais um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o deputado Major Mecca explicou que a base do impeachment será o “cheque em branco” de Doria aos chineses.

– Um contrato com uma ausência absurda de transparência, onde não se estabelece valores ou quantidade. Não sabemos se daqui a dois ou três meses serão firmados valores absurdos. Ou seja, é um cheque em branco que o João Doria está entregando na mãos dos chineses. Esse contrato dará suporte ao nosso quarto pedido de impeachment – explicou.

Após a divulgação do documento pela CNN, o Instituto Butantan enviou nota à emissora dizendo que o texto é um acordo de intenções e não um contrato.

Leia mais

Manauara bate boca com japonesa em empresa no Japão e viraliza: ‘Mana, tu é lesa, é?’

Marcilon Souza

Feira do Panair é entregue totalmente revitalizada em Manaus

Marcilon Souza

Polícia busca jovem desaparecido no bairro Compensa

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais