29.3 C
Manaus
29 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

Alexandre de Moraes manda notificar Eduardo Bolsonaro por edital após tentativa frustrada de localização

A medida foi tomada após o Oficial de Justiça não conseguir localizar Eduardo, que atualmente está nos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fosse notificado por meio de edital, no processo em que é acusado de coação no curso de processo judicial.

A medida foi tomada após o Oficial de Justiça não conseguir localizar Eduardo, que atualmente está nos Estados Unidos. De acordo com Moraes, o parlamentar estaria fora do Brasil com o objetivo de evitar responsabilização legal. “Mesmo com domicílio conhecido em território nacional, está dificultando intencionalmente sua notificação”, registrou o ministro em sua decisão.

A mesma ação judicial inclui também o jornalista e comentarista político Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Assim como Eduardo, ele também reside nos EUA. No entanto, como Paulo Figueiredo mantém endereço fixo no país norte-americano, Moraes autorizou que sua notificação ocorra por carta rogatória.

Além disso, o magistrado determinou que os processos sejam desmembrados, permitindo o andamento separado das denúncias contra cada um dos envolvidos.

As acusações foram apresentadas pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco. Segundo ele, Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo teriam se engajado em iniciativas para influenciar, indevidamente, processos judiciais relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A denúncia afirma ainda que os dois estariam nos Estados Unidos promovendo articulações com o governo de Donald Trump — ex-presidente norte-americano — buscando impor sanções ao Brasil por conta das investigações que envolvem Bolsonaro.

Conforme o Código Penal, o crime de coação no curso do processo consiste em empregar ameaça ou violência para favorecer interesses próprios ou de terceiros, afetando o curso da Justiça.

 

Leia mais

Passageiro sofre tentativa de roubo em Manaus e motora responde: ‘Não sou polícia’

Matheus Valadares

Irmã mandou matar jovem por suspeita de traição com seu marido em Manacapuru

Matheus Valadares

VEJA: Incêndio destrói residência em Itacoatiara

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!