O senador Eduardo Braga (MDB-AM) assumiu o protagonismo na luta pela recuperação da BR-319. Durante uma caravana de mais de 14 horas — com 12 horas de transmissão ao vivo — Braga liderou a expedição que percorreu a rodovia entre Manaus e Porto Velho, confirmando as condições de trafegabilidade e anunciando novas obras de infraestrutura.
“Esta é a prova de que o trabalho sério traz resultados. A BR-319 está viva e avançando”, declarou o parlamentar, que tem sido um dos principais articuladores das intervenções junto ao governo federal.
Pontes e asfaltamento em ritmo acelerado
Logo no início do trajeto, Braga destacou a ponte sobre o Rio Curuçá, no km 23. Esta ficará pronta em outubro, e a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, em fase final, está em processo de conclusão, com previsão para dezembro.
“Estamos em cima da ponte do Curuçá, caminhando no concreto já. Toda a estrutura está pronta, o guarda-corpo está sendo finalizado, o tabuleiro de concreto pronto, agora é acabamento. É uma nova ponte totalmente modificada, ampliada e preparada para a nova demanda da BR-319”, descreveu o senador.
No km 260, a licitação para a nova ponte do Rio Igapó-Açu já está publicada. Entre os km 198 e 250, no Trecho Charles, a pavimentação também avança: 20 quilômetros já receberam massa asfáltica e outros 32 km estão com edital de licitação para início das obras.
“É assim, é com máquina, com gente trabalhando, que a gente faz a BR-319. Nós estamos no km 198, no Trecho Charles, e estamos pisando no asfalto novo. Agora vamos ter 52 quilômetros novos de asfalto. Com estratégia, com luta e união, nós vamos vencer esse desafio”, reforçou.
Trecho do meio e articulação política
Ademais, Braga percorreu o chamado “trecho do meio” (km 250 ao km 655), onde ainda existem pendências de licenciamento ambiental. Em reunião no Distrito de Realidade, defendeu junto ao governo federal a priorização do asfaltamento do perímetro urbanizado, que beneficia diretamente cerca de 8 mil moradores.
“Estamos conversando com o governo federal e com o Ministério do Meio Ambiente para que possamos separar a comunidade da Realidade das demais condicionantes que serão estabelecidas no licenciamento ambiental. Se isso for feito, significará dizer que poderemos priorizar o asfaltamento deste perímetro urbanizado da rodovia”, afirmou.
Próximos passos
Por fim, A visita técnica, encerrada em Humaitá, resultará em um relatório que Eduardo Braga levará ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. “Seguiremos firmes para garantir a conclusão da BR-319. Essa é uma conquista do povo amazonense, e meu compromisso é total”, concluiu o senador.