O senador Eduardo Braga (MDB-AM) segue ampliando sua atuação em prol da infraestrutura do interior do Amazonas. Nesta segunda-feira (29), em visita aos municípios de Envira e Eirunepé, na calha do Rio Juruá, Braga reforçou seu compromisso com a região ao lado do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Primeiramente, a principal entrega foi o novo porto de Envira, construído com recursos federais articulados por Eduardo Braga. A estrutura é uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), executada pelo DNIT com investimento de R$ 37 milhões. O porto vai melhorar significativamente o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias — essenciais para o abastecimento e economia local.
“É a maior obra pública do município de Envira. Um porto moderno, adaptado para o transporte de pessoas e mercadorias. É assim que nós queremos ajudar o povo de Envira: realizando sonhos com trabalho sério e compromisso”, afirmou Eduardo Braga.
Aeroporto regional
Em Eirunepé, Braga e o ministro anunciaram a modernização do porto local, outro IP4 em fase de projeto. Além disso, eles também divulgaram que o aeroporto regional passará por uma ampla reestruturação. Atualmente, o terminal aéreo não conta com voos comerciais ativos, após a suspensão das operações da Azul Linhas Aéreas.
“Eirunepé não pode ficar isolada. Vamos garantir o aeroporto e lutar por passagens a preços justos. A cidade merece integração, desenvolvimento e qualidade de vida”, reforçou o senador.
O ministro Silvio Costa Filho confirmou que o governo federal vai atuar para requalificar a pista do aeroporto e trabalhar pela retomada de voos regionais no Juruá.
As iniciativas fazem parte de uma ampla articulação liderada por Eduardo Braga para melhorar a logística, mobilidade e conectividade dos municípios do interior do estado, onde o transporte fluvial ainda é o mais utilizado — e o aéreo segue como uma necessidade estratégica para saúde, segurança e economia.
