O senador Eduardo Braga (MDB) pretende disputar a eleição para a presidência do Senado, prevista para o dia 1º de fevereiro de 2021. Sua colega de partido e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Simone Tebet, também deve entrar na corrida, informou o jornal Folha de S. Paulo.
O MDB reúne os líderes do governo no Congresso e no Senado que são apoiados por Bolsonaro: Eduardo Gomes (TO) e Fernando Bezerra Coelho (PE).
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, já preparou uma lista preliminar dos parlamentares que deve apoiar e, a partir daí, eleger um candidato – nenhum deles vinculado ao MDB. Foram escolhidos Antonio Anastasia (PSD-MG), Nelsinho Trad (PSD-MS), Lucas Barreto (PSD-AP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Marcos Rogério (DEM-RO) e Daniella Ribeiro (PP-PB).
Alcolumbre declarou que está aberto a negociações para a inclusão de algum representante do MDB, porém não aceitará imposições do Planalto.
Na semana passada, o presidente do partido recebeu uma ligação do presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), que lhe propôs um acordo: o PP apoiaria o MDB na disputa pelo Senado se, em troca, o MDB apoiasse a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) na Câmara. De acordo com relato feito à Folha, Baleia não se comprometeu.