12 de dezembro de 2025
Destaques

Eduardo Bolsonaro protesta após EUA retirarem Moraes de sanções

O deputado Eduardo Bolsonaro divulgou nesta sexta-feira (12) uma nota em que lamenta a decisão do governo dos Estados Unidos de retirar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, e sua esposa, Viviane Barci de Moraes, da lista de sanções da Lei Global Magnitsky. A imposição das medidas ocorreu em duas etapas: em 30 de julho, contra Moraes, e em 22 de setembro, contra Viviane e o Instituto Lex, ligado à família. O governo americano não informou os motivos da reversão.

Na nota, o deputado agradeceu o “apoio” de Donald Trump, criticou a “falta de coesão interna” da sociedade brasileira e afirmou que seguirá trabalhando “de maneira firme e resoluta” para o que chamou de libertação do país. As sanções incluíam bloqueio de bens, congelamento de ativos e restrição de entrada nos EUA. Segundo o Tesouro americano, Moraes teria autorizado prisões arbitrárias, reprimido a liberdade de expressão e conduzido investigações politizadas.

A Lei Magnitsky permite que os EUA imponham sanções unilaterais a estrangeiros acusados de corrupção ou violações de direitos humanos. Com a revogação, Moraes e Viviane recuperam, em tese, a elegibilidade para viajar ao país e acessar ativos sob jurisdição americana. O governo brasileiro ainda não comentou oficialmente.

Reações políticas

No governo, a decisão foi bem recebida. Fontes do Itamaraty afirmam que o Brasil já sabia da preparação da medida e a vê como passo para normalizar as relações bilaterais.

Pela oposição, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, afirmou que a aplicação inicial da Lei Magnitsky foi um alerta global sobre “abusos de poder”.

Já o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, classificou a revogação como “vitória da diplomacia”. A ministra Gleisi Hoffmann também celebrou a decisão, creditando-a ao diálogo entre Lula e Trump, e disse que a medida representa derrota do “clã Bolsonaro”.

 

Leia mais

Dólar cai e fecha perto de R$ 5,40 após decisão do Copom

Matheus Valadares

Rua no bairro São José recebe modernização do sistema de drenagem da prefeitura

Matheus Valadares

Vasco termina o Brasileirão com mais de oito mil quilos de resíduos reciclados em São Januário

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!