26.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
AmazonasDestaques

Em Manaus, fumaça volta e qualidade do ar é considerada péssima

Foto: Alberto Cesar Araújo

Manaus voltou a ficar encoberta por fumaça e a qualidade do ar é considerada péssima é algumas regiões da cidade nesta quinta-feira (16). A cidade sofre com a situação desde de outubro devido às queimadas que ocorreram em municípios da Região Metropolitana e no Pará, conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Segundo o aplicativo Selva, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que avalia a qualidade do ar, as Zonas Sul, Leste e Centro-Sul de Manaus são as mais afetadas pela fumaça. Em algumas localidades a poluição do ar chegou a 268, quando o aceitável é até 60.

No bairro Colônia Antônio Aleixo, o índice ficou em 193 e no Morro da Liberdade em 167.

Recentemente, o Governo do Amazonas disse que a fumaça era causada pelas queimadas ocasionadas no Pará e também por conta de chuvas baixo da média.

No final, de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) afirmou que “a massa de calor sobre Manaus pode continuar a interferir na qualidade do ar para os próximos dias, uma vez que partículas de fumaça encontram dificuldades em se dispersar nessas condições”.

A capital do Amazonas também sofre os impactos de uma crise ambiental causada pela seca do Rio Negro, que neste ano registrou 12,70 metros, o menor registro em 121 anos de medição. As águas escuras seguem em processo de “repiquete”, uma espécie de efeito sanfona do rio de subida e descida.

Veja o que diz a Sema sobre a fumaça

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente informa que, de acordo com imagens do satélite GOES-16, fornecidas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), as partículas de fumaça intensificadas nesta quinta-feira (16) em Manaus provêm, sobretudo, de queimadas registradas no estado do Pará desde terça-feira (14) e, em menor intensidade, de focos também registrados na Região Metropolitana de Manaus.

Segundo dados de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos dias 14 e 15, foram registrados no território paraense 1.478 focos de queimadas, enquanto o Amazonas notificou 166, sendo 31 na RMM.

A qualidade do ar também está prejudicada em municípios do baixo rio Amazonas (veja imagens). O material particulado deve permanecer suspenso na região devido ao calor intenso e chuvas abaixo da média provocados pelo El Niño, uma vez que partículas de fumaça encontram dificuldades em se dispersar nessas condições.

As forças ambientais e de segurança pública do Estado do Amazonas seguem atuando em ações de combate e fiscalização na Região Metropolitana da capital e no sul do estado.

Leia mais

Policial que atirou em mulher é solto após audiência de custódia

Marcilon Souza

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Farofa da Gkay: influenciadora adia evento e detalha situação

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais