25.3 C
Manaus
21 de maio de 2024
AmazonasDestaques

Em Manaus, fumaça volta e qualidade do ar é considerada péssima

Foto: Alberto Cesar Araújo

Manaus voltou a ficar encoberta por fumaça e a qualidade do ar é considerada péssima é algumas regiões da cidade nesta quinta-feira (16). A cidade sofre com a situação desde de outubro devido às queimadas que ocorreram em municípios da Região Metropolitana e no Pará, conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Segundo o aplicativo Selva, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que avalia a qualidade do ar, as Zonas Sul, Leste e Centro-Sul de Manaus são as mais afetadas pela fumaça. Em algumas localidades a poluição do ar chegou a 268, quando o aceitável é até 60.

No bairro Colônia Antônio Aleixo, o índice ficou em 193 e no Morro da Liberdade em 167.

Recentemente, o Governo do Amazonas disse que a fumaça era causada pelas queimadas ocasionadas no Pará e também por conta de chuvas baixo da média.

No final, de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) afirmou que “a massa de calor sobre Manaus pode continuar a interferir na qualidade do ar para os próximos dias, uma vez que partículas de fumaça encontram dificuldades em se dispersar nessas condições”.

A capital do Amazonas também sofre os impactos de uma crise ambiental causada pela seca do Rio Negro, que neste ano registrou 12,70 metros, o menor registro em 121 anos de medição. As águas escuras seguem em processo de “repiquete”, uma espécie de efeito sanfona do rio de subida e descida.

Veja o que diz a Sema sobre a fumaça

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente informa que, de acordo com imagens do satélite GOES-16, fornecidas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), as partículas de fumaça intensificadas nesta quinta-feira (16) em Manaus provêm, sobretudo, de queimadas registradas no estado do Pará desde terça-feira (14) e, em menor intensidade, de focos também registrados na Região Metropolitana de Manaus.

Segundo dados de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos dias 14 e 15, foram registrados no território paraense 1.478 focos de queimadas, enquanto o Amazonas notificou 166, sendo 31 na RMM.

A qualidade do ar também está prejudicada em municípios do baixo rio Amazonas (veja imagens). O material particulado deve permanecer suspenso na região devido ao calor intenso e chuvas abaixo da média provocados pelo El Niño, uma vez que partículas de fumaça encontram dificuldades em se dispersar nessas condições.

As forças ambientais e de segurança pública do Estado do Amazonas seguem atuando em ações de combate e fiscalização na Região Metropolitana da capital e no sul do estado.

Leia mais

TCE-AM bloqueia bens do prefeito de Itamarati após ignorar decisão que suspendia show de Marília Tavares

Matheus Valadares

Flávio Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF4

Matheus Valadares

Prefeitura promove série de cursos de cuidadores informais de idoso

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais