De 2019 atĂ© julho deste ano, foram apreendidas mais de 4,8 mil armas de fogo de criminosos na capital e no interior do Amazonas, conforme dados da Secretaria de Segurança PĂşblica (SSP-AM). Os nĂşmeros de armas apreendidas representam um aumento de 300%, no perĂodo.
Ainda de acordo com a SSP-AM, os dados apontam que somente na capital, o número de armas recolhidas de 2019 até julho deste ano, alcançou 4.010, sendo 514 somente neste ano.
No interior, a quantidade apreendida no mesmo perĂodo, de 2019 a 2022, foi de 863 armas. O total de armamento bloqueado inclui os trabalhos das polĂcias Civil e Militar.
O comandante-geral da PolĂcia Militar, coronel VinĂcius Almeida, destacou os benefĂcios das operações que resultam na apreensĂŁo de armas de fogo.
“Toda vez que vocĂŞ tira uma arma de circulação, vocĂŞ está reduzindo a criminalidade. Essa arma vai sair de circulação, vai evitar que um pai de famĂlia seja roubado ou mesmo morto, vai evitar um homicĂdio, vai evitar um crime, entĂŁo a PolĂcia Militar tem esse papel de prevenção. É um fato inclusive constitucional, que Ă© o policiamento preventivo, porque quando vocĂŞ tira uma arma, vocĂŞ está prevenindo um crime”, afirmou.