Nesta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), assumiu a presidência do Tribunal. Ele irá comandar a mais alta Corte do país por um período de dois anos no lugar do ministro Dias Toffoli. Já a ministra Rosa Weber assumiu como nova vice-presidente do STF.
A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), do procurador-geral da República, Augusto Aras, e outras autoridades.
Luiz Fux foi indicado ao cargo pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011. O ministro já foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral e foi membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
O ministro é doutor em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), além de autor de livros sobre o tema. Fux presidiu também comissão que responsável pelo anteprojeto do novo Código de Processo Civil em 2015, que vigora atualmente.