15 de setembro de 2025
BrasilDestaquesPolítica

Empresários e ex-gerentes da Petrobras são condenados na Lava Jato

Dois ex-gerentes da Petrobras e outros três representantes das empresas Akyzo, Liderrol e Andrade Gutierrez foram condenados por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em processo da Operação Lava Jato.

Os envolvidos foram os ex-gerentes da Petrobras Márcio de Almeida Ferreira e Edison Krummenauer, executivo da Andrade Gutierrez Luis Mario da Costa Mattoni, Marivaldo do Rozario Escalfoni, empresário da Akyzo, e Paulo Roberto Fernandes, empresário da Liderroll.

De acordo com os procuradores, a Akyzo e a Liderrol faziam contratos falsos com fornecedoras tradicionais da Petrobras, como Andrade Gutierrez, Odebrecht, Carioca Engenharia e Queiróz Galvão, para intermediar e repassar as propinas a funcionários da estatal.

Foi nas contas dessas empresas que a força-tarefa encontrou registro de créditos de mais de R$ 150 milhões, após a quebra do sigilo bancário.

A sentença do juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, é desta terça-feira (1º). Essa foi a segunda do processo, visto que a primeira, ainda do então juiz Sergio Moro, de fevereiro de 2018, acabou sendo anulada após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O processo da Lava Jato é derivado da 40ª fase da operação, batizada de “Asfixia”, deflagrada em maio de 2017. Essa etapa investigou o pagamento de R$ 29,6 milhões em quatro contratos da Petrobras.

Leia mais

Idoso é morto a tiros após bebedeira com ‘amigo da onça’ em Coari

Matheus Valadares

Papa Leão critica supersalários de executivos e questiona ONU em primeira entrevista

Matheus Valadares

Amazônia perde 52 milhões de hectares em 40 anos e se aproxima de ponto de não retorno, alerta Mapbiomas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!