17 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Enfermeiros fazem protesto em frente ao Sambódromo em defesa do piso salarial

Dezenhas de enfermeiros vestiram preto na manhã desta quarta-feira (7) para protestar contra a decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) que barrou o piso da enfermagem.

A movimentação foi em frente ao Sambódromo de Manaus, onde ocorria o desfile cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Palavras de ordem contra a decisão do ministro eram proferidas pelos manifestantes e estampavam cartazes.

Barroso suspendeu a lei que criou o piso salarial nacional, aprovada este ano, a pedido da CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços),que argumentou que a lei não podia ser executada de forma plena por conta das desigualdades regionais. A CNSaúde também disse que a lei causaria demissão de profissionais da enfermagem. Barroso deu prazo de 60 dias para que Estados, Municípios e Governo Federal se manifestem sobre eventuais impactos.

A reclamação foi geral em toda a categoria no País e isso foi visto em Manaus. “Foi dito que o nosso piso salarial está na lei. Eu espero que isso seja aprovado”, declarou a técnica de enfermagem, Kelly Silva que atua no Hospital 28 de Agosto.

Além das cores pretas, o verde e amarelo da bandeira do Brasil também estava presente no protesto. Ao longo do percurso os enfermeiros e técnicos de enfermagem eram aclamados com palmas por quem chegava ao Centro de Convenções para assistir a passagem das Forças Armadas.

“Nós recebemos um salário mísero. O salário do povo brasileiro é miserável, não dá para sobreviver. A saúde é desrespeitada. Quem trabalhou na pandemia? Quem ficou na linha de frente cuidando de quem precisava? Merecemos respeito sim”, declarou a técnica de enfermagem, Arlete Costa.

Candidatos, principalmente os ligados a direita, aproveitaram o momento de ordem contra o STF para entregar panfletos e cumprimentar quem passava por ali. Um deles inclusive levou um boneco do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Foto: Giovanna Marinho

A Crítica

 

 

 

Leia mais

Generoso denuncia perseguição política de Roberto Cidade e defende liberdade de imprensa

Matheus Valadares

Vigilante reage, cancela CPF de assaltante e outro acaba preso em Fortaleza

Matheus Valadares

PEC da Blindagem avança e amplia escudo de impunidade no Congresso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!