Uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais, composta por 15 pessoas, trabalha intensamente no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a covid-19. O trabalho é feito em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e o Instituto Butantã.
Segundo o coordenador da pesquisa, Alexandre Vieira Machado, o Instituto do Coração de São Paulo também participa. O trabalho usa como base outro vÃrus respiratório, que tem sintomas semelhantes aos causados pelo novo coronavÃrus.
A pesquisa ainda está longe de ser concluÃda. De acordo com os pesquisadores, o desenvolvimento laboratorial, com testes em camundongos, deve ser concluÃdo no ano que vem. Só então tem inÃcio a fase clÃnica, que exige mais estrutura, pessoal especializado e condições sanitárias especÃficas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, cerca de 200 cientistas trabalham no desenvolvimento de uma vacina contra a covid-19. Deste total, pelo menos oito já iniciaram a fase de testes em pessoas.