Espetáculo “Com os Bolsos Cheios de Pão” em Manaus
O Teatro da Instalação, localizado na rua Frei José dos Inocentes, no Centro, receberá a Cia Cisco, de São Paulo, para duas sessões do espetáculo “Com os Bolsos Cheios de Pão”. As apresentações integram o projeto “Escambo Rede Parente” e acontecem no sábado e no domingo (19 e 20/04), às 20h, com entrada gratuita. A classificação indicativa é de 14 anos.
Reflexão sobre a Inércia Social
Com direção de Vinicius Torres Machado e atuação de Edgar Castro e Donizeti Mazonas, o texto do dramaturgo romeno Matei Visniec apresenta dois personagens que se indignam com um cachorro jogado em um poço, mas não conseguem agir diante da situação.
Edgar Castro, um dos idealizadores do projeto, explica:
“O espetáculo fala de uma questão muito presente em nossos dias, que é o excesso de opiniões […] como isso causa desequilíbrio na nossa capacidade de agir de maneira mais efetiva em relação aos problemas sociais.”
Projeto Escambo Rede Parente
O projeto itinerante, que oferece programação gratuita, ocupa diferentes espaços culturais de Manaus durante todos os fins de semana de abril. A programação passa por locais como o Parque dos Bilhares, Buia Teatro, Palácio da Justiça, Teatro da Instalação e Sala Selma Bustamante, na Esat/UEA.
Além dos espetáculos, os organizadores também promovem oficinas e mesas públicas, ampliando o alcance artístico e formativo da iniciativa.
Oficinas e Mesas Públicas
Neste domingo (20/04), das 10h às 14h, a Cia Cisco oferece a oficina “A Escuta do Corpo”. Mais tarde, às 17h, a companhia coordena a mesa pública “O Trabalho do Intérprete Teatral como Ofício”, ambas no Teatro da Instalação.
Os interessados devem se inscrever pelo perfil oficial no Instagram: @projetoescamboredeparente.
Destaques da Programação
O “Escambo Rede Parente” reúne quatro coletivos de três regiões brasileiras. O projeto estreou em Manaus com o espetáculo “Huma/”, do coletivo amazonense, no Parque dos Bilhares.
Outro destaque foi a sessão lotada no Buia Teatro, onde a companhia Fulano Di Tal, do Mato Grosso do Sul, apresentou “A Fabulosa História do Guri-Árvore”. Esse sucesso de público reforça o impacto positivo da programação.
Encerramento da Programação
Nos dias 26 e 27 de abril, às 20h, o Grupo Usina, de Belém, apresenta o espetáculo “Momo – Um Ato Poético para Testemunhas”, na Sala Selma Bustamante, na Esat/UEA.
Além disso, no dia 26, das 10h às 13h, o grupo realiza a oficina “A Carne da Palavra”, no Palácio da Justiça. Já no dia 27, das 10h às 12h, a equipe do projeto promove a mesa pública “Pachiculimba, uma Encenação Contra-Hegemônica”.
Apoio e Realização
A Cia Cisco idealizou o projeto e garantiu apoio da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz. Além disso, conta com parcerias do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da UEA, Concultura, Prefeitura de Manaus, Fetam, Rede das Artes Programa de Difusão Nacional e do Ministério da Cultura – Governo Federal.