9 de fevereiro de 2026
CidadeDestaques

Escritora leva acessibilidade e inclusão à Feira de Livros do Sesc-AM

FOTO/DIVULGAÇÃO

Rebeca Beatriz apresentará palestra sobre como fazer a adaptação do livro em braille

A escritora Rebeca Beatriz, autora do livro ‘Devaneio: amores vividos, histórias inventadas’, adaptado para o braille, estará presente na Feira de Livros do Sec-AM com a temática da inclusão na literatura.

O evento é realizado de forma gratuita no Centro de Convenções Vasco Vasques, Zona Centro-Sul de Manaus, dos 31/10 a 03/11. Durante a feira, Rebeca terá dois dias de programação.

Na quinta-feira (31), Rebeca Beatriz participa de bate-papo e sessão de autógrafos com o público, das 16h às 20h. Além disso, os livros estarão disponíveis para compra durante todo o evento.

Já na sexta-feira (01), às 18h, a escritora ministra a palestra ‘Os muitos desafios do livro: como se faz a adaptação para o braille’, onde contará sobre o processo de produção da obra para o sistema braille.

Literatura pra todos

A versão braille do livro “Devaneio: Amores vividos, histórias inventadas”, da socióloga e jornalista amazonense Rebeca Beatriz, foi lançada na linguagem tátil durante a programação da 18ª Primavera dos Museus.

Ao todo, foram produzidos 20 exemplares em braille, que estão sendo distribuídos entre bibliotecas de Manaus e dos municípios de Boa vista do Ramos, Parintins e Presidente Figueiredo. Entre os espaços contemplados na capital, está a Biblioteca Braille do Amazonas, que possui o terceiro maior acervo de livros em linguagem tátil do Brasil.

“A União Mundial dos Cegos aponta que apenas 5% dos livros em todo o mundo são adaptados para o braille. Com o lançamento do ‘Devaneio’ tátil, buscamos conscientizar a sociedade sobre o direito universal à educação e ao conhecimento. A ideia é derrubar barreiras e contribuir para um melhor acesso à literatura para todas as pessoas”, disse a autora da obra, Rebeca Beatriz, citando livros de grande alcance também traduzidos para a linguagem braille, como o Pequeno Príncipe, Dom Quixote, toda a saga Harry Potter, entre outros.

A tradução do livro foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) que atua no fomento de iniciativas voltadas ao setor cultural.

Feira de livros do Sesc-AM

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura criando um espaço lúdico e divertido com uma extensa programação que abrange rodas de conversa, oficinas, palestras, gincanas, apresentações culturais, entre outras atividades. 
Além disso, reúne as principais editoras e livrarias da Região Norte e promove o encontro de leitores com autores regionais e nacionais.

Este ano, participam do evento, nomes como Marcia Tosin e Leandro Karnal, além de atrações musicais como o levantador de toadas Patrick Araújo e a cantora Nara da Mata.

 

Leia mais

Suspeito de matar namorada em Manaus se entrega após ameaça de facção criminosa

Matheus Valadares

Irmãos que explodiram lotérica aprenderam técnica em filmes, diz polícia

Matheus Valadares

Mulher é espancada até a morte pelo companheiro na zona sul de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!