24.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
CidadeDestaques

Espaços públicos terão patrulha da guarda municipal em bicicletas

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, lançou nesta terça-feira, 23/6, o projeto “Ciclo Guarda” no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. O trabalho de patrulhamento em bicicletas será realizado pelo Comando da Guarda Municipal de Manaus, ligado à Casa Militar, reforçando a segurança do patrimônio, praças e espaços públicos.

“A Guarda Municipal já faz um ótimo trabalho de vigilância aqui na Ponta Negra, em parceria com a Polícia Militar, mas agora com essa parceria com a Caloi vamos ter uma sensação a mais de beleza e segurança. A ‘Ciclo Guarda’ vai dar mais praticidade e flexibilidade no trabalho da guarda, que passa a impor mais respeito em seu trabalho no complexo turístico”, disse o prefeito Arthur, que estava acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária e primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

O projeto surgiu da parceria viabilizada pelo próprio prefeito com o presidente da Caloi, Cyro Gazola, que fez a doação de 50 bicicletas à Guarda Municipal. O senador Plínio Valério também foi parceiro da iniciativa, dedicando emenda parlamentar quando ainda era vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), para equipamentos de proteção (capacetes, joelheiras e cotoveleiras) aos servidores.

“A Caloi visa sempre as pessoas e essa parceria vai trazer mais segurança para a população amazonense. O uso da bicicleta aumentou nos últimos meses e essa escolha pela mobilidade nos faz acreditar em ter uma vida melhor e poder ajudar outras pessoas, o que só nos traz alegria, como nesta parceria com a Prefeitura de Manaus”, contou a gerente de logística da Caloi, Mileni Moraes.

O ciclopatrulhamento contará com a atuação de mais de 50 guardas municipais, divididos entre o complexo turístico da Ponta Negra e o parque municipal Ponte dos Bilhares, que foram capacitados pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Gestão e Planejamento. Além de colaborar para o trabalho da Guarda Municipal, a proposta também se tornou um incentivo para a prática de esportes entre os profissionais.

“Vai melhorar bastante o patrulhamento que fazíamos a pé e na viatura, vamos ter mais acesso ao calçadão e na área da praia. Vamos ter mais flexibilidade graças ao fardamento compatível à pratica da atividade física e com o clima da nossa cidade, vai facilitar muito o nosso trabalho”, explicou a guarda municipal Iraneide Soutelo.

Em 2019, a Guarda Municipal ganhou um posto na Ponta Negra, em um espaço gerenciado pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Em março, o local foi adaptado, adesivado e vai ser como um depósito para armazenamento das bicicletas. O projeto teve suas fases em quatro ciclos: o de objetivo, sobre a finalidade do projeto; o de aquisição do material; a captação; e a prática, que é botar em pratica a ciclo guarda.

“Acredito que Manaus está ganhando muito com essa visibilidade que estamos dando para nossa Guarda Municipal, que com a Ciclo Guarda vai diminuir o espaço no atendimento da ocorrência. Agradecer a Polícia Militar por ter qualificado nosso efetivo, para trabalhar em cima de duas rodas”, ressaltou o chefe da Casa Militar, Antônio Brandão.

Leia mais

Grupo de motoqueiros é indiciado por ataque violento a agente da Polícia Federal

Matheus Valadares

Flamengo vence o Deportivo Táchira e quebra jejum

Matheus Valadares

Procon Manaus notifica Amazonas Energia por apagão na cidade

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>