32.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
DestaquesEsportes

Esporte olímpico: Amazonas é destaque no lançamento de dardo

Fotos: Julcemar Alves /Sedel

Nos últimos anos, o Amazonas tem se destacado no cenário nacional e internacional no atletismo. Reforçando a modalidade olímpica, o Governo do Amazonas destaca as últimas marcas conquistadas pelos atletas de lançamento de dardo: Luis Henrique Miranda, medalha de prata no Ibero Americano de Atletismo U18; Temístocles da Costa, campeão brasileiro Sub-23; e Pedro Nunes, recordista brasileiro e convocado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, no Chile.

Por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), os três atletas promissores são beneficiados pelo Bolsa Esporte Estadual. “O governador Wilson Lima sabe o potencial do lançamento de dardo no nosso estado e não tem medido esforços em viabilizar suporte para que esses atletas alcancem níveis mundiais”, comentou Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Praticando o lançamento de dardo há pouco menos de dois anos, Luis Henrique Miranda, 17 anos, conheceu o esporte em Urucurituba (a 208 km de Manaus), sua cidade natal. O atleta que treina na Vila Olímpica de Manaus, ressalta a importância do esporte em sua vida.

“O atletismo entrou na minha vida no momento que eu precisava, me ajudou a superar desafios e essa é minha motivação, ser o melhor a cada dia, treinar, evoluir e alcançar marcas muito maiores”, ressaltou Luis Henrique, vice-campeão ibero-americano Americano, com a marca de 62.83 metros.

Força, habilidade e determinação são as principais características dos atletas que têm colocado o Amazonas em pódios nacionais. “O Campeonato Brasileiro foi a realização de um sonho para mim. Desde o momento que saí de Manaus para a competição, fui na cabeça que iria ser campeão, e assim conquistei a medalha para o Amazonas”, comentou Temístocles da Costa, ouro na categoria Sub-23.

Outro destaque na modalidade é Pedro Nunes, membro do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, o amazonense é recordista brasileiro no Troféu Brasil com a marca de 82,77 e está entre os amazonenses convocados para os Jogos Pan-Americano de Santiago 2023, no Chile.

“Hoje temos um celeiro de atletas amazonenses no cenário esportivo brasileiro, graças ao apoio do Governo do Amazonas. Vou para o Jogos Pan-Americano confiante, buscando a medalha de ouro e o índice olímpico”, comentou Pedro Nunes.

Leia mais

Adolescente ataca alunos com facadas e deixa criança morta no Rio Grande do Sul

Matheus Valadares

Operação da Polícia Civil recupera em Coari e Manacapuru 32 motos roubadas

Matheus Valadares

Amiga de produtor que estava no avião com Marília Mendonça expõe dona Ruth

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!