26.3 C
Manaus
18 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

“Esta Casa precisa apreciar o afastamento do governador e do vice”, afirma Wilker após STJ aceitar denúncia contra Wilson Lima

O deputado estadual Wilker Barreto usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta terça-feira, 21, para repercutir a decisão da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em aceitar, na última segunda-feira (20), a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e mais 12 pessoas por participação na compra superfaturada de respiradores inadequados durante a pandemia da Covid-19 no Amazonas, no valor de R$ 2,9 milhões.

Em seu discurso na Sessão Ordinária, o parlamentar afirmou que o voto do relator do STJ, ministro Francisco Falcão, pela abertura do procedimento criminal, já é suficiente para pedir o afastamento dos gestores do Estado, acusados pelos crimes de dispensa irregular de licitação, fraude a procedimento licitatório, peculato, liderança em organização criminosa e embaraço às investigações.

“Um dos princípios da administração pública é a moralidade. O governador hoje não tem condições morais, é reu à frente da coisa pública, do dinheiro do povo. Esta Casa precisa apreciar o afastamento do governador e do vice, ninguém deixa dentro da Casa do povo criminosos cuidando do dinheiro público. Nós temos elementos suficientes para avançar com processo de impeachment”, disse Wilker.

Barreto ressaltou que a denúncia da PGR foi fundamentada nas investigações feitas pela CPI da Saúde, instalada em maio de 2020 na Casa Legislativa, e que revelou o esquema criminoso envolvendo a compra de 28 respiradores inadequados feita pelo Governo numa loja de vinhos, em plena pandemia. Para o deputado, o exemplo reforça a necessidade da abertura da CPI da Asfixia.

“Precisamos avançar com a CPI da Asfixia, a questão dos respiradores foram frutos de investigação desta Casa. Já que a questão do impeachment não avança, vamos pelo menos assinar a CPI da Asfixia para apurar as consequências que ocorreram no Amazonas de forma tão trágica, em respeito às mais de 14 mil mortes”, ponderou o parlamentar.

Por fim, Wilker aproveitou para criticar a pouca repercussão da denúncia aceita pelo STJ por parte dos deputados da base governista no Parlamento estadual. “Hoje é um dia fatídico, triste e vergonhoso de uma Casa que claramente está acobertando um chefe de quadrilha. É esse o comportamento que nós vamos dar para a sociedade? Se esta Casa não tomar providências, será cúmplice de organização criminosa”, finalizou.

Leia mais

Homem é morto a facadas pelo próprio irmão após bebedeira em Manicoré

Matheus Valadares

Donald Trump comemora suspensão de Jimmy Kimmel após comentários sobre assassinato de Charlie Kirk

Matheus Valadares

Flamengo recebe Estudiantes no Maracanã pelas quartas da Libertadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!