34.3 C
Manaus
20 de setembro de 2025
CidadeDestaques

Estados têm autoridade para fazer suas campanhas de vacinação contra covid

Vacina, vacinação,seringa, covid 19

O Ministério da Saúde esclareceu nessa quarta-feira (13), que todos os estados têm autonomia para organizar suas campanhas de vacinação locais e negociar a compra dos imunizantes com os próprios fornecedores, desde que as vacinas escolhidas já tenham recebido o aval da Anvisa para serem administradas no Brasil .

Também é necessário cumprir algumas medidas como notificar ao Ministério da Saúde diariamente sobre dados das vacinas usadas, assim como qualquer tipo de efeito adverso que o imunizado possa apresentar.

O recomendado, contudo, é que estados e municípios obedeçam e sigam o plano nacional de imunização que dita algumas diretrizes como definição de grupos prioritários e entrega das doses, que nesse caso seria feita pelo próprio Ministério a cada estado.

Nessa quarta-feira (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que a distribuição acontecerá de forma igualitária e simultânea em todo o país, mas deixou claro que por conta da situação alarmante, Manaus terá prioridade na vacinação.

O estado tem batido recorde de internações diárias e o número de mortes também voltou a crescer nos últimos dias. O Amazonas também confirmou ontem o primeiro caso de reinfecção por uma variante amazônica do coronavírus.

Leia mais

Alerta da Defesa Civil causa repercussão no Amazonas

Matheus Valadares

Loiola Bella Modas celebra 2 anos de moda e autoestima em Manaus

Matheus Valadares

Motoboy em alta velocidade atinge ônibus no bairro Parque 10

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!