28 de agosto de 2025
BrasilDestaques

Estudantes com nota máxima em redação no ENEM contam como se prepararam para a prova

No último ENEM mais de 2,3 milhões de pessoas prestaram a prova para conseguir uma vaga na graduação. Alcançar a nota máxima na prova, não é uma tarefa fácil, pois o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como método de correção. Com o TRI não vale apenas os números de acertos, é preciso ter coerência entre o nível de questões respondidas corretamente.

Na Inspira Rede de Educadores, cerca de 730 alunos de escolas, que fazem parte do grupo, alcançaram mais de 900 pontos em redação. Dentre elas estão as estudantes do PB Concurso, localizado em Niterói (RJ), Mariana Horta e Ana Alice de Azevedo, ambas conseguiram tirar a nota máxima na redação, equivalente a mil pontos.

Além da nota na redação, Ana Alice ainda passou os 900 pontos em matemática. A jovem, assim como todos os alunos do PB, adotam um cronograma de estudos diário para criarem uma rotina e aperfeiçoarem os conhecimentos que são mais relevantes para os objetivos deles. “Durante todo o ano eu fiz pelo menos uma redação por semana, que era obrigatória, e durantes os simulados e outras atividades cheguei a fazer de dois a três textos para praticar”, relata Ana Alice.

Para ganhar bagagem, a estudante que busca uma vaga em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também mantinha uma rotina de leitura de livros, jornais e revistas, além de acompanhar o noticiário sempre que podia. Outra forma encontrada para melhorar o desempenho, foi carregar consigo um caderninho e anotar todos os erros para reler e evitar cometê-los novamente. Em exatas, ela focou na resolução de questões repetidamente.

O estudante Luiz Santos do IDAAM, localizado em Manus (AM), também conquistou nota mil na redação e atingiu 870 pontos em matemática. Para o aluno do Ensino Médio, a estratégia de estudos é individual, contudo, a única técnica que ele considera boa para todos é a prática. “É impossível chegar na prova sabendo tudo e as chances de acertar o tema são baixas. O ideal é estar preparado para o que vier e é aí que entra a importância do treino. Com experiência, independente do tema, o desenvolvimento acontece de modo mais natural”, relata .

Luiz também acredita que a construção de repertório faz diferença na hora da redação. “O ideal é ter um conjunto de repertórios, contextualizar e ver se estes se encaixam ou não com o tema abordado. E eles podem ser uma série, um filme, um livro, uma citação, um fato histórico entre outras possibilidades”, diz.

O colégio amazonense tem forte cultura em olimpíadas de conhecimento, prática fortalecida e incentivada pela Inspira. Santos fez parte do grupo olímpico durante todo o Ensino Médio e não se arrepende. “Foi uma das melhores experiências. Acredito que aprendi muito, tanto academicamente quanto como pessoa. Fazer olimpíadas, das mais diversas áreas do conhecimento, foi essencial nessa caminhada”, conclui.

Leia mais

Vasco e Botafogo empatam e decidem vaga nas quartas da Copa do Brasil

Matheus Valadares

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga garantem avanço histórico da BR-319 após decisão do TCU

Matheus Valadares

Vídeo mostra assalto que terminou com ladrão baleado no Parque das Nações

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!