Morreu nesta quinta-feira (28), o ator que interpretou o professor Albus Dumbledore na saga Harry Potter, Sir Michael Gambon, aos 82 anos de idade.
Em nota, um representante da família declarou que todos estão devastados pela morte de Gambon, que era “um marido e pai amoroso”. A família pediu respeito, privacidade a agradeceu pelas mensagens de apoio.
“O grande Gambon morreu em paz no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após uma luta contra pneumonia.“, disse.
Gambon foi uma lenda do teatro britânico nos anos 60. Indicado 13 vezes ao prêmio Olivier, o ator venceu três vezes e se aposentou em 2015, devido a problemas de memória. Gambon também venceu quatro prêmios BAFTA, o mais prestigiado troféu de cinema e televisão do Reino Unido.
O ator ficou mais conhecido após interpretar um dos professores de Harry Potter, chamado Albus Dumbledore, diretor da escola de Hogwarts, nas adaptações dos livros de J.K Rowling e produzidas pela Warner Bros. Gambon apareceu no segundo filme, após a morte do ator Richard Harris, o primeiro intérprete do personagem.
O ator viveu um casamento de quase 40 anos com Anne Miller, mas se separou em 2002, após a revelação de seu relacionamento extraconjugal com Phillipa Hart, 25 anos mais nova. Ele deixa três filhos: Fergus, que teve no seu primeiro casamento, Thomas e William, que teve com Hart.