15 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

EUA ameaçam ação terrestre contra narcotráfico venezuelano e elevam tensão com Caracas

O governo dos Estados Unidos afirmou que poderá iniciar em breve operações terrestres contra narcotraficantes atuantes na Venezuela, o que levou Caracas a colocar sua Força Aérea em estado de prontidão. A declaração foi feita pelo presidente Donald Trump durante ligação de Ação de Graças, afirmando que o envio de drogas agora seria combatido também por terra.

Washington destacou que suas forças já têm realizado ações no Mar do Caribe e no Pacífico, alegando que mais de 80 suspeitos foram mortos e cerca de 20 embarcações ligadas ao tráfico — principalmente venezuelanas — foram destruídas desde setembro. As operações contam com apoio do porta-aviões Gerald R. Ford, o maior do mundo.

Para Nicolás Maduro, a postura norte-americana representa uma tentativa de desestabilizar seu governo. O presidente venezuelano ordenou que a Força Aérea permaneça alerta para defender o território e acusou os EUA de promoverem ações de intimidação na região.

A escalada ocorre em meio a exercícios militares na Base Aérea de Maracay e críticas de Caracas a alguns países. De acordo com o governo venezuelano, os eles endossam movimentos “imperialistas” no Caribe.

Ao mesmo tempo, o país enfrenta reflexos internos: voos internacionais foram reduzidos após a revogação de concessões a diversas companhias. Consequentemente, isso gerou reações de governos e entidades internacionais.

Enquanto isso, autoridades norte-americanas continuam visitas estratégicas à região. Eles reforçaram a atuação contra o narcotráfico e ampliaram parcerias com países que autorizam apoio logístico às operações.

 

Leia mais

Damares acusa igrejas de fraudes no INSS, e Malafaia a chama de ‘linguaruda’

Matheus Valadares

Facção captura suposto assaltante e o espanca no bairro Petrópolis

Matheus Valadares

Ases do Pagode faz homenagem a Paulo Onça na Banda do DJ Evandro Jr 2026

Central de Jornalismo

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!