30 de janeiro de 2026
DestaquesMundo

EUA e China selam reaproximação histórica em reunião na Coreia do Sul

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, definiram um roteiro de reaproximação durante uma reunião de quase duas horas realizada nesta quarta-feira (30), na base aérea de Busan, no sul da Coreia do Sul.

O encontro marcou um avanço significativo nas relações entre as duas potências e resultou em promessas de cooperação econômica e diplomática, incluindo o compromisso de reduzir as tensões da guerra comercial e a realização de uma nova cúpula bilateral em 2026, na China.

Segundo Trump, os governos “vão trabalhar juntos imediatamente na promoção de um cessar-fogo na Ucrânia”. A questão de Taiwan, porém, não foi discutida, ficando de fora da pauta por decisão mútua dos líderes.

Entre os resultados concretos, o presidente norte-americano anunciou redução das tarifas sobre produtos chineses, enquanto Xi Jinping se comprometeu a intensificar o combate ao tráfico de fentanil. Além disso, Pequim voltará a importar soja dos EUA, medida celebrada pelo setor agrícola norte-americano.

Outro avanço importante foi o fim das restrições chinesas às terras raras, minerais essenciais para a indústria tecnológica e militar.

Xi Jinping destacou que “é normal que as duas maiores economias do mundo tenham fricções”, mas reforçou que ambos os países “podem prosperar juntos”.

A reunião ocorreu à margem da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que começa na sexta-feira (31) em Gyeongju, na Coreia do Sul. Xi participará do evento; Trump, não.

A delegação norte-americana incluiu o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o embaixador David Perdue.

O clima amistoso entre os líderes sinaliza uma nova fase nas relações EUA–China, após anos de atritos comerciais e diplomáticos.

Leia mais

PC-AM prende suspeito de tentar matar motorista de aplicativo com terçado e cachorro em Manaus

Matheus Valadares

Flamengo x Corinthians: Supercopa do Brasil vale prêmio recorde de R$ 11,5 milhões

Matheus Valadares

Professor é preso por estupro de vulnerável e assédio sexual contra alunos em Tapauá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!