25.3 C
Manaus
29 de julho de 2025
DestaquesEconomia

EUA confirmam tarifa de 50% sobre produtos do Brasil a partir de 1º de agosto

“Não haverá mais prorrogações”, afirma secretário americano

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, confirmou neste domingo (27) que as tarifas sobre produtos importados do Brasil entrarão em vigor no dia 1º de agosto, conforme planejado. Os produtos brasileiros serão taxados em 50% ao entrarem no mercado norte-americano.

Durante entrevista ao programa Fox News Sunday, Lutnick foi categórico ao afirmar:

“Com certeza não haverá mais prorrogações, não haverá mais [período de] carência. As tarifas estão programadas para o dia 1º de agosto. Colocaremos a alfândega para começar a coletar o dinheiro.”

Portanto, o anúncio encerra as expectativas de adiamento das taxações e pressiona o governo brasileiro a buscar uma solução imediata.

Apesar da decisão, Lutnick deixou espaço para negociações diplomáticas, ressaltando que o presidente Donald Trump está aberto ao diálogo:

“Obviamente, após 1º de agosto, as pessoas ainda poderão falar com o presidente Trump. Ele está sempre disposto a ouvir. Até lá, acho que o presidente vai falar com muitas pessoas. Se elas podem fazê-lo feliz é outra questão.”

Trump impõe tarifas após alegar perseguição a Bolsonaro

Primeiramente, o anúncio das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros aconteceu no último dia 9 de julho, em carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na mensagem, o republicano afirma que a medida veio em resposta à suposta perseguição política contra Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de Estado.

Além da taxação, o governo norte-americano também iniciou uma investigação interna contra práticas comerciais do Brasil. Uma delas seria o sistema Pix, considerado pelos EUA como “potencialmente desleal”.

O governo Trump também revogou os vistos do ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e aliados próximos no Supremo Tribunal Federal (STF), ampliando o clima de tensão diplomática entre os países.

Governo Lula busca negociação e cria comitê de resposta

Na última sexta-feira (25), o presidente Lula declarou estar disposto a negociar com Donald Trump. Ele afirmou que o presidente americano teria sido “induzido a acreditar em uma mentira”.

Ademais, as tratativas com os EUA estão sendo lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro da Indústria, Comércio e Serviço, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Por fim, o governo brasileiro também criou um comitê especial para discutir os impactos das novas tarifas com representantes do setor produtivo nacional.

 

Leia mais

Motociclista tenta desviar de buraco e tem braço arrancado por rota em Manaus

Matheus Valadares

Polícia prende homem que matou a própria esposa em Tapauá e jogou corpo no rio

Matheus Valadares

Suspeito de roubo leva ripadas em Maués

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!