25.3 C
Manaus
22 de junho de 2025
BrasilDestaques

EUA consideram sanções contra ministro do STF Alexandre de Moraes

A declaração ocorreu durante depoimento à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados americana

FOTO/REPRODUÇÃO

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nessa quarta-feira, 21, que há uma grande possibilidade de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ser alvo de sanções pelo governo de Donald Trump. Essa declaração ocorreu durante depoimento à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados americana, gerando repercussões no cenário diplomático e político internacional.

Durante a audiência, o deputado republicano Cory Lee Mills acusou o STF de perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns. Ele também afirmou que as ações atuais configuram uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, Mills questionou Rubio sobre a possibilidade de sanções ao ministro Moraes, sob a Lei Magnitsky, que autoriza medidas contra indivíduos por violações de direitos humanos ou corrupção.

Rubio respondeu que essa questão está sob análise e que há uma grande possibilidade de sanções, como a proibição de entrada de Moraes nos Estados Unidos. O vídeo da sessão foi compartilhado no X (antigo Twitter) pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro, que reside no país.

O que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky, aprovada em 2012, é uma legislação dos EUA que permite sanções econômicas e restrições de entrada contra indivíduos acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. Entre as medidas estão o bloqueio de bens, contas nos Estados Unidos e proibição de entrada no país.

Em fevereiro, o Departamento de Estado dos EUA criticou o bloqueio de redes sociais norte-americanas pelo Brasil. Além disso, o departamento classificou as ações como censura e incompatíveis com valores democráticos.

A Embaixada dos EUA no Brasil também se posicionou contra essas ações, embora sem menção direta ao ministro de Moraes. O posicionamento refere-se à decisão do magistrado sobre a plataforma Rumble.

Implicações para o Brasil e os Estados Unidos

O ministro Moraes já havia solicitado a suspensão da conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos na plataforma Rumble. A decisão resultou na ação conjunta de plataformas americanas contra ele, alegando violação da soberania brasileira.

Além disso, Bolsonaro é réu no STF por crimes graves, incluindo organização criminosa armada e tentativa de golpe de Estado. As penas podem chegar a 43 anos de prisão.

Contexto político e judicial

A denúncia contra Bolsonaro foi apresentada pelo Ministério Público brasileiro, que aponta o ex-presidente como líder de uma organização criminosa baseada em projeto autoritário de poder. Moraes, ao julgar a denúncia, citou documentos que indicam planos golpistas, enquanto a defesa de Bolsonaro nega as acusações, alegando falta de provas.

 

 

Leia mais

VEJA: Entregadores fazem manifestação após abordagem policial violenta no Viver Melhor

Matheus Valadares

Trump entra na guerra e anuncia ataque contra instalações nucleares do Irã

Marcelo Maciel

Homem é encontrado morto em plena Avenida Oitis

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!