24 de novembro de 2025
DestaquesMundo

Embaixada dos EUA condena prisão de Bolsonaro e acusa ministro Moraes de exceder poder

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil criticou, na noite deste sábado (22), a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A publicação da manifestação ocorreu no X como uma tradução de um texto original de Christopher Landau, vice-secretário de Estado dos EUA. Ele direcionou as críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator da ação sobre a trama golpista e responsável por decretar a prisão preventiva do ex-presidente.

Na publicação, Landau acusa Moraes de ser “um violador de direitos humanos sancionado”. O vice-secretário afirma que o ministro expôs o Supremo Tribunal Federal “à vergonha e ao descrédito internacional”. Segundo ele, Moraes desrespeitou as normas tradicionais de autocontenção judicial e politizar de maneira explícita o processo.

O vice-secretário afirma ainda que os EUA estão “profundamente preocupados”. Além disso, ele classificou como o mais recente ataque de Moraes “ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil”. Ele chamou a prisão de Bolsonaro de “provocativa e desnecessária”, ressaltando que o ex-presidente já cumpria prisão domiciliar sob forte vigilância e com rígidas restrições de comunicação.

Landau conclui dizendo que “não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não reconhece limites para seu poder”.

Leia mais

Governo do Amazonas está entre os três entes públicos que mais investiram no Banco Master, hoje em liquidação

Matheus Valadares

Colombiano é morto a tiros enquanto pilotava motocicleta em Tabatinga

Matheus Valadares

Saiba quem é o evangélico hostilizado durante vigília de Bolsonaro

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!