O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira (14/11) uma redução nas tarifas de importação sobre vários produtos, incluindo café, carne e açaí. A medida foi uma tentativa do governo de Donald Trump para conter a inflação que tem afetado o consumidor americano. Com isso, a decisão beneficia diretamente o Brasil, maior fornecedor de café para os EUA e um dos principais exportadores de carne.
Embora ainda não exista um valor específico na redução, o governo americano informou que a medida vale para mercadorias importadas e retiradas de armazém desde a quinta-feira (13). Desde agosto, as exportações brasileiras sofreram sobretaxas em 50%. Todavia, isso gerou impactos diretos no comércio entre os dois países.
A redução das tarifas já era esperada como uma estratégia para mitigar os efeitos da inflação, que se tornou uma das principais preocupações do eleitorado americano. Esse movimento de alívio econômico pode ser um fator relevante nas próximas eleições, especialmente após os democratas conquistarem vitórias nas eleições estaduais de Virgínia, Nova Jersey e Nova York.
Ademais, o governo brasileiro recebeu bem a medida. Desde as medidas tarifarias, o governo atuou ativamente para reduzir as tarifas sobre os produtos exportados aos Estados Unidos.
Por fim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a redução, considerada um passo positivo nas relações comerciais entre os dois países.
